quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Diferenças e semelhanças entre o discurso oral e escrito através do filme: Tapete Vermelho

Diferenças e semelhanças entre o discurso oral e escrito através do filme: Tapete Vermelho
Nome da Autora: Laura Lopes de Paiva
Coautora: Luci Portero Batilana
Instituição: Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Município / Estado: Maringá-PR
Conteúdo: Diferenças e semelhanças entre o discurso oral e escrito através do filme: Tapete Vermelho
Série: Ensino Fundamenta e/ou Médio
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Relato

Justificativa:
É importante o cumprimento de uma promessa feita a alguém com a qual mantém um relacionamento afetivo? Considerando o avanço tecnológico, principalmente, na área da medicina, é viável a utilização de plantas medicinais no cotidiano no homem urbano? É possível conviver com usos e costumes populares, crendices, uso das plantas medicinais?
Objetivos:
- Ampliar o olhar sobre a riqueza da linguagem oral e dos costumes populares estabelecendo um parâmetro entre a vivência familiar e o conhecimento científico sistematizado através da escola;
- Estudar as várias correlações entre a língua padrão e coloquial nos gêneros textuais: narração, musical, poético, instrucional, dramático e fílmico;
- Refletir quanto a diferença das variantes linguísticas empregadas em uma determinada circunstância e contexto histórico (Chitãozinho e Xororó versus Tonico e Tinoco);
- Preparar os alunos para o enfrentamento e utilização das diferentes práticas sociais da linguagem no uso formal e informal (o foco neste trabalho foi a oralidade da língua);
- Aguçar a criticidade na importância do cumprimento da fala com relação aos compromissos assumidos, conforme o cumprimento de “promessa” apresentada no filme. (principalmente em relação aos discursos políticos);
- Estimular o uso das plantas medicinais já valorados em outros contextos históricos.

Descrição da Metodologia:

Assistir ao filme Tapete Vermelho/2006 - Dirigido por: Luiz Alberto Pereira Produzido por: Ivan Teixeira, Vicente Miceli - Uso DVD na TV pendrive; Pesquisas na internet, livros, revistas - Laboratório de informática da escola; Entrevistas orais com pessoas da comunidade e familiares; Produção textual: diálogos, relatório das pesquisas/entrevistas - Laboratório de informática da escola Leitura e confronto da letra da música: Tristeza do Jeca (variação linguística) - clip pendrive e TV pendrive. Dramatização: diálogo, música, usos e costumes populares - cd/rádio. Representação de um diálogo empregando a variante linguística “caipira” utilizada no filme (Quinzinho vê o mundo, fica evidente que seria rico isso, como na cena que ele tira sarro do sotaque do velho turco, seria ótimo se fosse mais explorado) Apresentação no pátio para comunidade escolar - microfone, caixa de som, cd/dvd. Pesquisa e mostragem - plantas medicinais. Dramatização da rezadeira com uso das plantas medicinais - microfone,caixa de som. Nomes (valores familiares/religiosidade “santo do dia” e apelidos). Dramatização de situações mágicas da crendice popular (folclore) - pendrive, tv pendrive. Valores - respeito ao pai (honrar a promessa – palavra dada) Globalização da cultura (histórico do cinema no Brasil) Vera Cruz x hollywood Mazzaropi - grande comediante Questões sociais – homem rural e homem urbano (visão de Quinzinho da cidade grande e do homem urbano...). O jeca em Monteiro Lobato – Mazzaropi (Identidade do Brasileiro e Visão do Brasil) Brasil de contrastes e sonhos - convite para não desanimarmos, seguirmos em frente na luta para atingir nossos objetivos (devemos mesmo é ser brasileiro... não desistir nunca...)
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Tapete Vermelho
Tapete Vermelho, de Luiz Alberto Pereira

Disponível:
http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=385
Publicado em 29/12/10

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