sábado, 3 de março de 2012

Mulher, palavra poética!

Caros alunos do Ensino Médio - CEMAP 2013!

Postem aqui sua homenagem ao dia da mulher - 08/03/13


"Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas." Sêneca



















Mulher de A a Z 
Mulher que sabe ser Amada e Amante. Que se mantém Bonita mesmo com a correria do cotidiano. Sempre Companheira e Carinhosa não importando as intempéries da vida. Sabe ser Doce nos momentos especiais e Dura principalmente se o que está sendo ameaçado é a sua família. Enfatiza suas regras e não abre mão delas, porém torna-se Frágil a um simples toque de mão. Gosta de tudo que é bom, porém emociona-se diante de uma simples florzinha colhida em um jardim qualquer.Habilidosa, sempre tem um dom aflorado e Ideias não lhe faltam para mimar os que lhe são queridos. Seu senso de Justiça está sempre ativo e não poupa esforços para defender sua “cria”. Suas ideias Kantianas lhe dão subsídios para o entendimento humano propiciando um Lecionar contínuo na formação dos que a rodeiam. ÉMãe acima de tudo e de todos. Em momentos especiais é Namoradinha e Namoradeira encantando quem escolheu para ser seu companheiro. De Opinião forte e segura é a base de sustentação da sua família. Como Pacifista está sempre à frente das grandes causas e seu Querer é a alavanca para grandes ações. Romântica está sempre pronta para comemorar datas significativas e a Solidão não lhe é boa companheira. Suas Tarefas são intermináveis principalmente se for uma mulher de aquário, e por vezes se torna Utopista na esperança de que tudo se encaixe da melhor maneira. Vigilante, está sempre atenta a tudo que a cerca e à sua família. É como se tivesse umWattímetro interior capaz de medir as correntes maléficas que possam se aproximar. Xereta por natureza sabe de tudo que acontece pelo mundo (pelo menos nos assuntos que lhe interessa). E se tem um filho “Geração “Y” se esforça em torna-se “Y” para entendê-lo.
Faz tudo isso porque adora ser Zelosa com os que ama.
A mulher, embora possa ser descrita através do alfabeto não consegue ser decifrada. 
A dicotomia que traz dentro de si é que a torna maravilhosamente inexplicável.
Sou mullher, e me orgulho muito disso!
Cybele Meyer
http://educaja.com.br/2010/03/mulher-de-a-a-z-diadamulher.html


Dia Internacional da Mulher: uma data para comemorar e para refletir
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo. No Brasil, embora a legislação garanta a igualdade em várias esferas, a discriminação sexual ainda existe. 

Ao longo de toda a história, as mulheres conviveram com diversos elementos de opressão. Em um mundo comandado por homens, as pressões sociais para que suas atividades se restringissem a cuidar dos filhos e da casa, eram enormes. A partir do século 19 isso começou a mudar. Nos Estados Unidos e na Europa surgiram vários movimentos com o objetivo de reduzir o abismo de privilégios entre os sexos. Neste momento, a principal reivindicação era a garantia do direito ao voto.

No Brasil, uma das primeiras mulheres a colocar em questão a dominação social masculina foi a educadora Dionísia Gonçalves Pinto. Mais conhecida por seu pseudônimo, Nísia Floresta, ela publicou, em 1832, o livro "Direitos das mulheres e injustiça dos homens". Já na década de 1920, a Liga Brasileira pelo Progresso Feminino, liderada pela bióloga Bertha Lutz, lutava pelo direito ao voto, assegurado em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas.

Hoje, as mulheres brasileiras conseguiram superar muitas barreiras e participam ativamente da sociedade. Mas ainda há um longo caminho até a igualdade. Segundo a última Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, realizada em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, apesar de 53,8% da população em idade ativa – com 15 anos ou mais – ser composta por mulheres, elas ainda respondem por apenas 46,1% da população ocupada. A comparação entre os salários também mostra que homens com o mesmo nível de escolaridade recebem mais em quase todos os tipos de trabalho.

Segundo a coordenadora da Sempreviva Organização Feminista (SOF), Nalu Faria, parte dessa disparidade ainda vem da noção de que a realização de tarefas domésticas é uma responsabilidade feminina. “O número de mulheres que fazem jornada dupla – trabalhando fora e dentro de casa – é muito grande”, afirma. “Isso prejudica seu desempenho no emprego e atrasa seu desenvolvimento educacional”, completa.

A disparidade é ainda maior na esfera política. Apesar de elas serem maioria na população brasileira – 51,5% das 195 milhões de pessoas - apenas 8,6% do Congresso e 16% do Senado são ocupados por mulheres. No restante do mundo a população feminina responde por pouco mais de 49% e ocupa, em média, 20,8% das câmaras e 18,2% dos senados. Nalu acredita que a situação brasileira vem melhorando no Governo Dilma Rousseff, mas que o fato de atualmente o país ter uma presidenta não representa, por si só, um grande avanço. “Muitas vezes, a sociedade aceita algumas mulheres, sem, no entanto, mudar sua visão machista”, afirma. “O fato mais importante é que hoje temos várias ministras”, ressalta.

Origem da comemoração

A ideia de uma celebração internacional dedicada às mulheres surgiu em 1910, como uma proposta da dirigente socialista alemã Clara Zetkin. A data, entretanto, só foi escolhida depois de 8 março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia. Elas pediam melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial. Popular entre os países comunistas, o Dia Internacional da Mulher só se popularizou no Ocidente a partir de 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas reconheceu formalmente a data.

Segundo Nalu, é muito comum a crença de que o dia foi escolhido para homenagear as 146 mulheres que, em 1911, morreram vítimas de um incêndio que destruiu uma fábrica de roupas em Nova York. Esse episódio, ocorrido em 25 de março, foi muito importante para a intensificação da luta por melhores condições de trabalho, mas não teve influência específica na criação do Dia Internacional da Mulher.

Esta notícia foi publicada no site globocidadania.com, acesso em 02/03/13. Todas as informações são responsabilidade do auto



4 comentários:

Vitor Maia disse...

MULHER APAIXONANTE

A mulher é uma fada
Derrama seu encanto sobre todo homem
Seu Olhar apaixonante
Faz o coração bater mais forte a todo instante

Quando fala em nosso ouvido
Nossa boca já se seca
O gosto de seus lábios
Em nossas bocas se manifestam

Seu perfume nos embriaga
E ficamos cheios de paixão
Fala algo apaixonante
E comanda o nosso coração

Com o coração aberto
Nos entregamos a elas
Felizes somos nós homens
Que amamos as mulheres.

Vitor Maia

Laura Lopes de Paiva disse...

Maia! Vá em
frente...

Anônimo disse...

:D

Anônimo disse...

oi