De acordo com as decisões
tomadas pelos representantes dos NRE, relacionados na lista que se encontra na
PEN/UEM, no dia 06/09/2011, reafirmadas na reunião extraordinária realizada, no
dia 23/04/2012, encaminhamos os programas concernentes às provas de Língua
Portuguesa, de Redação e de Literaturas em Língua Portuguesa.
LÍNGUA
PORTUGUESA
A prova de Língua Portuguesa
objetiva avaliar a capacidade de o candidato: a) ler (compreender e
interpretar) textos de diferentes níveis de linguagem; b) perceber as relações
estruturais do padrão culto da língua (o sistema ortográfico vigente, as
relações morfossintáticas e semânticas entre os fatos da língua); c)
estabelecer relações entre textos e contextos a que se referem, bem como
reconhecer o emprego de recursos linguísticos utilizados na sua organização.
Para isso, a prova contemplará questões de leitura e de gramática, a partir
do(s) texto(s) selecionado(s).
1.ª série|
1.
Variação
linguística
2.
Fonética
e fonologia da língua portuguesa
3.
Ortografia
4.
Semântica
4.1 Homonímia
4.2 Paronímia
4.3 Sinonímia
4.4 Antonímia
4.5 Denotação
e conotação.
5.
Estudo
do(s) texto(s)
5.1 Função
textual dos vocábulos
5.2 Funções
de linguagem.
6.
Estilística
6.1 Figuras
de linguagem.
______________________________________________________________________
2.ª série|
1. Ortografia
2.
Morfossintaxe – período simples
2.1 Regência verbal e nominal
2.2
Colocação de pronomes
2.3 Uso do
acento grave indicativo de crase
2.4
Emprego dos sinais de pontuação
2.5 Função
textual dos vocábulos
2.6
Concordância verbal e nominal
2.7
Classes de palavras
2.7.1 Flexão nominal de gênero e de número
2.7.2 Flexão verbal regular e irregular.
3. Estilística
3.1 Figuras de
linguagem.
3.ª série|
1.
Ortografia
2.
Morfossintaxe
– período composto
2.1 Análise
sintática
2.2 Funções
das palavras QUE e SE
2.3 Regência
nominal e verbal
2.4 Colocação
de pronomes
2.5 Uso
do acento grave indicativo de crase
2.6 Emprego
dos sinais de pontuação
2.7 Concordância
verbal e nominal
2.8 Classes
de palavras.
2.8.1 Flexão
nominal de gênero e de número
2.8.2 Flexão
verbal regular e irregular.
3.
Estudo
do texto
3.1 Função
textual dos vocábulos
3.2 Funções
de linguagem.
4.
Estilística
4.1 Figuras
e vícios de linguagem.
REDAÇÃO
A prova de redação objetiva
avaliar a capacidade do candidato de pensar, compreender, interpretar e
expressar-se por escrito sobre um determinado assunto, revelando domínio e
conhecimento dos mecanismos da língua padrão culto, por meio da adequação
textual às situações comunicativas definidas. Para isso, a prova solicitará do
candidato a produção de dois a quatro gêneros textuais, dentre aqueles que
integram a relação da série pertinente. Essa relação, periodicamente, sofre
mudanças, sempre mantendo parte dos gêneros textuais já relacionados.
1.ª
série|
1.
Resposta
de questão interpretativa-argumentativa.
2.
Relato.
3.
Resumo.
4.
Notícia.
5.
Carta
pessoal.
2.ª
série|
1.
Resposta
de questão interpretativa-argumentativa.
2.
Relato.
3.
Resumo.
4.
Notícia.
5.
Carta
pessoal.
6.
Resenha.
7.
Texto
instrucional.
3.ª
série
1.
Resposta
de questão interpretativa-argumentativa.
2.
Relato.
3.
Resumo.
4.
Notícia.
5.
Resenha.
6.
Artigo
de opinião.
7.
Carta
do leitor.
8.
Crônica.
9.
Carta
de reclamação.
10.
Texto
instrucional.
11.
33
LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA
A prova de Literaturas em Língua Portuguesa objetiva avaliar os
conhecimentos que o candidato detém sobre os conteúdos solicitados e a sua
capacidade de identificar, analisar e interpretar textos literários,
relacionando-os ao contexto histórico-social em que se inserem. Nessa perspectiva, deverá revelar
conhecimentos fundamentais no que concerne: aos gêneros literários, às figuras
de linguagem, à periodização literária (escolas literárias, características) e seus
autores mais relevantes, destacados na relação constante deste programa. Ressalta-se
a importância também de conhecer e de reconhecer elementos da narrativa (tempo,
espaço, narrador, foco narrativo, intriga, clímax, desfecho, caracterização) e
da poesia (versificação, metrificação, rima, ritmo, sonoridade) e tudo o que se
envolve nos textos constantes nas obras relacionadas.
Observação: muitos livros e alguns da relação já são de domínio
público e podem ser obtidos em formato digital, desde que correspondam ao texto
integral das edições aqui utilizadas.
_________________________________________________________________
1.ª SÉRIE|
1. Gregório
de Matos: Antologia.
Porto Alegre: L&PM Pocket, 2002.
2. Padre
Antônio Vieira: Sermões do Padre Vieira.
Porto Alegre: L&PM Pocket, 2006.
3. Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu. São Paulo: Ediouro, 1997.
4. Cláudio Manuel da Costa: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2000.
2.ª SÉRIE|
1. Cláudio Manuel da Costa: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2000.
2. Gonçalves Dias: Melhores poemas. São Paulo: Ediouro, 1997.
3. José de Alencar: Senhora. São Paulo: Ediouro, 1997.
4. Machado de Assis: Dom Casmurro. São Paulo: Ediouro, 1997.
5. Cruz e Souza: Poesias completas. São Paulo: Ediouro, 1997.
6. Lima Barreto: Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Klick, 1999.
7.
Augusto dos Anjos. Eu e outras poesias.
São Paulo: Martin Claret, 2002.
____________________________________________________________________________
3.ª SÉRIE|
1. Cláudio Manuel da Costa: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2000.
2. Gonçalves Dias: Melhores poemas. São Paulo: Ediouro, 1997.
3. Machado de Assis: Dom Casmurro. São Paulo: Ediouro, 1997.
4. Lima Barreto: Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Klick, 1999.
5. Mário de Andrade: Contos novos. Belo Horizonte: Villa Rica, 1996.
6. Manuel Bandeira: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2008.
7. João Cabral de Melo Neto: Melhores poemas. São Paulo: Global, 2006.
8. Rubem Fonseca: O cobrador. São Paulo: Companhia das Letras,
1989.
9. Nélida Piñon: O calor das coisas.
Rio de Janeiro: Record, 1997.
10. Clarice Lispector. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco,
1998.
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