quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dengue - Filme/curta



Secretaria de Estado da Educação

Núcleo Regional de Educação de Maringá

Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
E-mail: eemap@ig.com.br Rua José Bula, 187 fone 3228-7739
CEP: 87045-280 Maringá Paraná

1.Título: Produção de curta-metragem: uma ferramenta pedagógica para o ensino de Biologia e Língua Portuguesa

2. Professores:  Adelirian – Biologia e Laura Lopes de Paiva – Português

3. Público envolvido: alunos  2º e 3º Ensino Médio

4. Contextualização:

Hoje, uma das ferramentas que pode ser utilizada nas aulas de Biologia e Língua Portuguesa é a produção de curtas-metragens que abordem conteúdos temáticos de fácil compreensão pelos alunos. A utilização de tal instrumento didático para o processo ensino-aprendizagem apresenta-se como uma estratégia alternativa que auxilia consideravelmente as práticas pedagógicas. Participar da produção e/ou assistir a um trabalho deste, facilita o aprofundamento das temáticas discutidas em sala de aula, criando possibilidades aos professores adequarem conteúdos científicos à realidade e à linguagem do dia-a-dia dos alunos, estabelecendo maior dinamicidade ao processo de ensino e aprendizagem. A produção de um curta-metragem como ferramenta pedagógica para o ensino, envolvendo professores e alunos, surge como um novo recurso a ser utilizado nas aulas. Um filme, em que  os atores são os próprios professores e alunos, das disciplina envolvidas, a Dengue como temática central, a cidade local como cenário, ação, suspense, e humor são ingredientes atrativos para os alunos no processo ensino-aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: ensino de Língua portuguesa, Biologia; lúdico; curta-metragem.

5. Objetivos/Expectativas de aprendizagem: Desenvolver a boa convivência dos alunos no relacionamento interpessoal na atividade extraclasse (filmagem/curta). Instigar a imaginação do aluno com intuito de torná-lo mais crítico em combate à dengue. Desenvolver a oralidade e escrita.  Conscientizar o aluno que ele também é um agente responsável pelo ambiente, exercendo, assim, sua cidadania.

6. JUSTIFICATIVA:-

Não se deve perder a oportunidade de integrar conhecimentos que os estudantes adquirem em diferentes disciplinas. Os professores devem procurar integrar seus planejamentos quando possível. Embora, o enfoque de cada disciplina seja diferente, e uma vez levantados os conceitos que serão desenvolvidos, torna-se mais fácil buscar estratégias comuns entre os professores de diferentes disciplinas e áreas de ensino.

7. ConteúdoOralidade: Discussão sobre o filme (recursos tecnológicos, exposição oral do curta, e de experiências significativas relacionadas ao filme. Escrita: Gênero Textual Instrucional e Relato, produção textual. Leitura: leitura dos textos produzidos.

8. Recursos relacionados: Laboratório de informática, filmadora, celular, câmera digital, TV pendrive, e malashow; Sala de aula, atividades didáticas. Blog para postagem: http://professoralaura.blogspot.com.br/

9. Encaminhamento Metodológico:

Ação 1 - 1 aula
Discussão, em sala de aula, sobre a importância de novas estratégias em combate à dengue, e também, para inovar a aquisição de conhecimentos, formar conscientização a respeito do cuidado com a saúde, além de ser um recurso dinâmico no desenvolvimento intelectual e crítico do estudante. Algumas curiosidades para reflexão e conhecimento:
a) O que é um curta, como é feito?
b) Por que são produzidos?
c) Para quem?
d) Quem trabalhou nele?
e) Quais as cenas mais importantes?

Ação 2 - 2 aulas
Escolha do assunto para o curta/filme Apresentação sobre assuntos selecionados e a intertextualidade entre eles. Obs.: Nào repetir o assunto, para que não haja prejuízo na avaliação.

Ação 3 - 2 aulas
Produção textual com acompanhamento do professor - Português.

Ação 4 - 2 aulas
Apresentação do conteúdo vírus - professor - Biologia

Ação 5 - 2 aulas
Apresentação do curta em sala.

Ação 6 - 2 aulas
Leitura dos textos produzidos e releitura dos textos, após a correção e refacção com acompanhamento da professora.

Ação 7 - 1 aula
Publicação dos curtas no blog
http://professoralaura.blogspot.com.br/


10. Avaliação
A avaliação será contínua e formativa. Os alunos serão avaliados durante todo o processo de ensino-aprendizagem na apresentação dos trabalhos, nos debates em sala, na produção de textos envolvendo os conteúdos estudos no decorrer do plano.
TABELA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO – VALOR 4,0
Apresentação oral
0,5
Apresentação escrita
0,5
Criatividade
0,5
Organização
0,5
Apresentação curta – Trabalho final
2,0


Referências:
AMABIS, José Mariano. Biologia, 2º ano, Editora Moderna, 2010.
CEREJA, Wiliam Roberto & amp; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens (Literatura - Produção de Texto – Gramática).  - 1º ano.PNLEM 2012/13/14. FNDE  - Editora Atual.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Curitiba: SEED, 2006.

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