Secretaria
de Estado da Educação
Núcleo
Regional de Educação de Maringá
Colégio Estadual
Marco Antonio Pimenta
E-mail: eemap@ig.com.br Rua José Bula, 187 fone 3228-7739
CEP: 87045-280 Maringá
Paraná
1.Título: Produção de curta-metragem: uma ferramenta pedagógica para o
ensino de Biologia e Língua Portuguesa
2. Professores: Adelirian – Biologia e Laura Lopes de
Paiva – Português
3. Público envolvido: alunos 2º e 3º Ensino Médio
4. Contextualização:
Hoje, uma das ferramentas que pode ser utilizada
nas aulas de Biologia e Língua Portuguesa é a produção de curtas-metragens que
abordem conteúdos temáticos de fácil compreensão pelos alunos. A utilização de
tal instrumento didático para o processo ensino-aprendizagem apresenta-se como
uma estratégia alternativa que auxilia consideravelmente as práticas
pedagógicas. Participar da produção e/ou assistir a um trabalho deste, facilita
o aprofundamento das temáticas discutidas em sala de aula, criando
possibilidades aos professores adequarem conteúdos científicos à realidade e à
linguagem do dia-a-dia dos alunos, estabelecendo maior dinamicidade ao processo
de ensino e aprendizagem. A produção de um curta-metragem como ferramenta pedagógica para
o ensino, envolvendo professores e alunos, surge como um novo recurso a ser
utilizado nas aulas. Um filme, em que os atores são os próprios
professores e alunos, das disciplina envolvidas, a Dengue como temática
central, a cidade local como cenário, ação, suspense, e humor são ingredientes
atrativos para os alunos no processo ensino-aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: ensino de Língua portuguesa, Biologia;
lúdico; curta-metragem.
5. Objetivos/Expectativas de aprendizagem: Desenvolver a boa
convivência dos alunos no relacionamento interpessoal na atividade extraclasse
(filmagem/curta). Instigar a imaginação do aluno com intuito de torná-lo mais
crítico em combate à dengue. Desenvolver a oralidade e escrita.
Conscientizar o aluno que ele também é um agente responsável pelo
ambiente, exercendo, assim, sua cidadania.
6. JUSTIFICATIVA:-
Não se deve perder a oportunidade de
integrar conhecimentos que os estudantes adquirem em diferentes disciplinas. Os
professores devem procurar integrar seus planejamentos quando possível. Embora,
o enfoque de cada disciplina seja diferente, e uma vez levantados os conceitos
que serão desenvolvidos, torna-se mais fácil buscar estratégias comuns entre os
professores de diferentes disciplinas e áreas de ensino.
7. Conteúdo: Oralidade: Discussão sobre o filme (recursos tecnológicos,
exposição oral do curta, e de experiências significativas relacionadas ao
filme. Escrita: Gênero Textual Instrucional e Relato, produção
textual. Leitura: leitura dos textos produzidos.
8. Recursos relacionados: Laboratório de informática, filmadora,
celular, câmera digital, TV pendrive, e malashow; Sala de aula, atividades
didáticas. Blog para postagem: http://professoralaura.blogspot.com.br/
9. Encaminhamento Metodológico:
Ação 1 - 1 aula
Discussão, em sala de aula, sobre a importância de novas estratégias em
combate à dengue, e também, para inovar a aquisição de conhecimentos, formar
conscientização a respeito do cuidado com a saúde, além de ser um recurso
dinâmico no desenvolvimento intelectual e crítico do estudante. Algumas
curiosidades para reflexão e conhecimento:
a) O que é um curta, como é feito?
b) Por que são produzidos?
c) Para quem?
d) Quem trabalhou nele?
e) Quais as cenas mais importantes?
Ação 2 - 2 aulas
Escolha do assunto para o curta/filme
Apresentação sobre assuntos selecionados e a intertextualidade entre eles.
Obs.: Nào repetir o assunto, para que não haja prejuízo na avaliação.
Ação 3 - 2 aulas
Produção textual com acompanhamento do
professor - Português.
Ação 4 - 2 aulas
Apresentação do conteúdo vírus -
professor - Biologia
Ação 5 - 2 aulas
Apresentação do curta em sala.
Ação 6 - 2 aulas
Leitura dos textos produzidos e releitura dos textos, após a
correção e refacção com acompanhamento da professora.
Ação 7 - 1 aula
Publicação dos curtas no blog
http://professoralaura.blogspot.com.br/
10. Avaliação
A avaliação será contínua e formativa. Os alunos serão avaliados
durante todo o processo de ensino-aprendizagem na apresentação dos trabalhos,
nos debates em sala, na produção de textos envolvendo os conteúdos estudos no
decorrer do plano.
TABELA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO – VALOR 4,0
|
||
Apresentação oral
|
0,5
|
|
Apresentação escrita
|
0,5
|
|
Criatividade
|
0,5
|
|
Organização
|
0,5
|
|
Apresentação curta – Trabalho final
|
2,0
|
Referências:
AMABIS, José Mariano. Biologia, 2º ano, Editora Moderna,
2010.
CEREJA, Wiliam Roberto & amp; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens
(Literatura - Produção de Texto – Gramática). - 1º ano.PNLEM 2012/13/14.
FNDE - Editora Atual.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes
Curriculares da Educação Básica do Paraná. Curitiba: SEED, 2006.
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