As professoras das duas disciplinas Filosofia e Língua Portuguesa, Tatiane Martins Evangelista e Laura Lopes de Paiva selecionaram o segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta para esta atividade devido ao perfil que possui. Adotaram o tema alimentação sugerido na REFLEXÃO E AÇÃO. Fizeram um roteiro de conteúdo interdisciplinar para uma pesquisa bibliográfica, com a utilização de livros didáticos ou em outros materiais – jornais, revistas, conteúdos disponibilizados na internet e outras mídias; saídas a campo (piquenique) na praça da Catedral Nossa Senhora da Glória no dia do Estudante 11/08/2015; realização de entrevistas, observação dos hábitos alimentares dos colegas, dos familiares e das comunidades locais, entre outros.
· Diferenciar dois transtornos alimentares: bulimia e anorexia;
· Valorizar hábitos que são condição de uma vida saudável, como por exemplo, dieta balanceada e prática de exercícios físicos.
Conteúdo: GENÉTICA DO METABOLISMO
· Conhecer as bases genéticas da hereditariedade, suas causas e consequências, possíveis alterações e o modo como se refletem na espécie humana, principalmente em relação ao metabolismo.
· Sistema digestivo e alimentação.
· Estudo sobre os nutrientes necessários para a saúde
· As causas da deficiência de vitaminas no organismo humano.
Conteúdo: Composição química de alimentos.
· O aluno deverá conhecer a umidade, proteínas, enzimas, lipídios, carboidratos, vitaminas, minerais dos alimentos.
· Deverá aprender a composição química e nutricional dos alimentos, sob os aspectos de classificação, funções, propriedades e determinações químicas.
Conteúdo - Método experimental.
· Compreender o processo de manipulação genética para obtenção de um alimento transgênico ou geneticamente modificado.
· Analisar as vantagens e desvantagens do uso dos transgênicos em nosso cotidiano.
· As ideologias presentes nas práticas científicas em relação aos meios de produção.
Conteúdo: Efeitos da Globalização na alimentação.
· O aluno deverá compreender a influência da globalização no hábito alimentar e na saúde da população brasileira.
· Compreender sobre a cultura alimentar no Brasil.
· Através de dados do senso sobre a produção de alimentos por regiões.
· Identificar a importância dos alimentos característicos de cada região.
Conteúdos: Aprendendo a calcular calorias e índices glicêmicos dos alimentos.
· Desenvolver hábitos de alimentação saudável;
· Aprender a fazer algumas receitas culinárias utilizando frutas e hortaliças;
· Pesquisar na web, utilizando os laptops, receitas alternativas com frutas e hortaliças;
· Calcular porcentagem nutricional dos alimentos; índice glicêmico
· Utilizar dados estatísticos do senso sobre produção e fome no Brasil.
Conteúdo: A obesidade é culpa do fast food ou do freguês?
· Explorar e escrever textos instrucionais (estatísticas e temas relacionados ao consumo de fast food e alimentos industrializados).
· Interpretação de textos abordando temas relacionados à fome no Brasil ou consumo de alimentos.
· Debater com os alunos sobre a sedução publicitária e o consumo inconsequente
Conteúdo: Alimentação saudável.
· Refletir sobre o hábito alimentar;
· Contribuir para uma mudança de hábito alimentar;
· Conhecer a importância de uma alimentação saudável;
Conteúdo: Sedentarismo X prática de atividade física.
· Apresentar dados sobre o sedentarismo no Brasil.
· Ressaltar a importância da atividade física para a saúde.
· Apresentar algumas atividades físicas que podem ser praticadas fora da escola.
Conteúdo: Alimentos básicos no período de treino.
· Compreender a importância da alimentação saudável e as recomendações nutricionais para diferentes tipos de exercícios físicos.
· Conhecimentos básicos de alimentação e nutrição, função dos alimentos e suas necessidades,
· Importância de alimentos adequados no período de treino, competição e recuperação do atleta bem como na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Conteúdo: Alimentação, cultura e sociedade.
· Avaliar a evolução histórica do ato de comer e seus reflexos sociais.
· Conhecer os alimentos consumidos nas diferentes etnias, regiões e países.
· Compreender a importância da agricultura para produção de alimentos
Conteúdo: Alimentação como ato nutricional e ato social.
· Avaliar a evolução histórica do ato de comer e seus reflexos sociais.
· O alimento constitui uma categoria histórica, pois os padrões de permanência e mudança dos hábitos e práticas alimentares têm referências na própria dinâmica social.
· Alimentar-se é um ato nutricional, comer é um ato social, pois constitui atitudes, ligadas a usos, costumes, protocolos, condutas e situações.
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