quarta-feira, 11 de novembro de 2009


Concurso de Redação - Trânsito, drogas, violência, família - 2009 - Primeiro lugar Ensino Médio

Pequenos feitos alardeados

Bruna Siena

Um dos maiores problemas da sociedade são as drogas, a juventude, hoje, mais do que nunca, alienou-se em acreditar em um mundo sem problemas. Ela não participa, ela não sente, ela não reage, ela não discute, normalmente não entende e... por isso, utiliza todos os tipos de drogas possíveis. O ato de drogar-se é maléfico para o coração, os pulmões e a mente. Origina-se múltiplos problemas sérios, podendo assim acarretar-lhe problemas em sua família ou até mesmo no trânsito.

O consumo dessas substâncias, exercem o papel de "destruidor", para o qual não deveria te-lo sido descoberto. O uso de drogas é como um voo solitário e cego. É como visitar um mundo novo em cada viagem e ter como pouco a depressão, porto escuro e frio. A razão disso tudo, mostra-se complexa: problemas familiares, acidentes no trânsito, degradação tanto mental quanto física. Na falta de outras soluções, essas drogas foram adotadas pelos jovens como "amiga", esse desejo de agregação é comum aos adolescentes de todas as gerações, tanto é que isto não é uma descoberta atual, já que está em circulação à muitos anos, de mãos em mãos, de mente em mente. Mas os acidentes tomaram conta das páginas do jornal, o adolescente está causando muitos prejuízos por aí devido ao uso de drogas, quando se está drogado se perde quase toda lucidez, podendo assim não saber o que se está fazendo ou até mesmo acarretar mais acidentes. A degradação familiar também é um vasto problema, a família impõe um padrão de vida normal e sendo assim o usuário acaba quebrando esse padrão, o risco de se perder todo o apoio é grande, porém quando a família é únida acaba lhe dando apoio até o final, o encaminhando para centros de reabilitação e sem contar a força do amor.

Assim, se o argumento dos acidentes e da degradação familiar não bastas pra explicar-lhe o quão maléficas são estas substâncias, vale lembrar que estará se modificando totalmente, em meses estará morrendo. Os mais saudosos talvez lembrem-se com nostalgia os tempos onde tudo e todos eram inocentes e puros, não só pelas drogas, mais em questões familiares.

Nenhum comentário: