quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Aprenda a lidar com os erros no ambiente de trabalho

Todos nós estamos sujeitos a cometer erros, seja no âmbito pessoal ou até profissional, isso é normal. O que diferencia é a maneira como você lida com eles.
Ao cometer um erro, você tem sempre duas opções: admitir e identificar caminhos para corrigi-los, impedindo que se repitam ou fingir que nada aconteceu, o que além de antiético, na maioria das vezes pode ser muito perigoso também.
Um erro, dependendo de sua gravidade e se não arcado com a devida responsabilidade, pode causar grandes danos para a empresa, além de prejudicar sua relação com o chefe e seus colegas, manchando assim a sua reputação perante todos.
Aprenda a lidar com os erros e saiba como resolvê-los:
Assuma seu erro
Informe seu erro imediatamente aos seus superiores. Não tente esconder, uma hora a verdade sempre vem à tona e você pode ser muito prejudicado com isso.
Independente da circunstância, admitir o erro e procurar uma solução para resolvê-lo é sempre a melhor saída. O que seu superior espera de você é que seja um profissional responsável. Admita que errou e procurar solucionar o quanto antes, sem muitas justificativas. 
Não culpe os outros
Muitos profissionais, por medo ou insegurança, têm o costume de culpar outros colegas por erros cometidos dentro do ambiente de trabalho.
Apontar o erro de alguém, não vai resolver o problema. Procure agir com sabedoria e incentive os colaboradores a dividirem o erro e a buscarem juntos, uma solução. Jamais tente se livrar de uma responsabilidade que é sua.
Trace uma estratégia para solucionar o erro
Sempre que admitir uma falha cometida, procure também traçar uma estratégia para que ela possa ser resolvida de forma rápida e eficaz sem que isso, prejudique você, seus colegas e a empresa.
Mostre a todos o caminho que deve ser percorrido e o tempo que será gasto até que tudo se resolva.
Aproveite as dicas e bom trabalho!


Fonte: http://economia.terra.com.br/blog-carreiras/blog/2013/02/26/aprenda-a-lidar-com-os-erros-no-ambiente-de-trabalho/

Nenhum comentário: