Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho que participaram da Olimpíada em 2014 publicaram seus artigos de opinião em livro disponibilizado na internet. Os textos tratam de questões polêmicas e de relevância social do Vale do Rio São Francisco, na divisa entre Pernambuco e Bahia.

O livro “Meu ponto de vista” (acesse abaixo) foi um autêntico trabalho de equipe, coordenado pela professora Érika Ribeiro que participa do programa desde 2008, ano em que chegou à final na categoria Artigo de Opinião. Érika orientou oito turmas, num total de 344 alunos de segundo e terceiro ano. Outra professora que participou do projeto, Kátia Simone Medrado, trabalhou com outros 43 estudantes. Além dos textos, estudantes também fizeram as capas, ilustrações – a cargo de Lorrane Souza Eloi e Dayane Silva Ferreira de Menezes - e a diagramação, tudo com ajuda e orientação de monitores do PIBID, programa do Ministério da Educação que fornece bolsas de iniciação à docência a universitários que se dediquem ao estágio em escolas públicas. O “e-book” trouxe os onze melhores Artigos de Opinião, produzidos sobre questões polêmicas e de relevância social da região do Vale do São Francisco.

Os textos apresentados no e-book seguem a ordem de classificação da Comissão Julgadora da escola. Como já estava acertado o lançamento do livro eletrônico, selecionou-se um número maior de textos, onze no total. A escola – que só participou na categoria Artigo de Opinião - não teve o texto selecionado na etapa municipal, isso deu mais motivação para a equipe professora: “[O e-book] seria uma forma de prestigiar o trabalho deles”.
A professora diz que o trabalho coletivo, com os textos e as ilustrações, mobilizou os estudantes, estimulando pesquisas para conhecerem e se posicionarem sobre questões locais. Ela também destaca a aprendizagem construída ao longo das etapas, principalmente o trabalho de reescrita dos textos para publicação e a confecção do e-book. “Ao saberem de seus textos publicados na internet foi notória a satisfação e encantamento. Para mim, a satisfação se estende além do campo profissional de Língua Portuguesa, da mera "produção textual", porque esse tipo de atividade oportuniza a ampliação dos horizontes, o fazer crítico, a participação ativa e crítica dos alunos, o reconhecimento do seu papel social”, conclui Érika.
Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1875:estudantes-de-petrolina-pe-criam-livro-eletronico-com-artigos-de-opiniao&catid=15:dicas-cultu
Nenhum comentário:
Postar um comentário