Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho que participaram da Olimpíada em 2014 publicaram seus artigos de opinião em livro disponibilizado na internet. Os textos tratam de questões polêmicas e de relevância social do Vale do Rio São Francisco, na divisa entre Pernambuco e Bahia.
A ideia surgiu na própria escola, durante as oficinas de textos do gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2014. Por que não reunir os melhores textos produzidos pelas turmas de segundo e terceiro ano do ensino médio num livro? E, melhor ainda, por que não aproveitar a presença de monitores na área de informática, para fazer um livro eletrônico, acessível por qualquer pessoa, via internet, em qualquer parte do planeta? Foi assim que a Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho, em Petrolina (PE), cidade à beira do rio São Francisco, viabilizou uma das ações mais importantes de quem trabalha com criação de textos: a publicação.
O livro “Meu ponto de vista” (acesse abaixo) foi um autêntico trabalho de equipe, coordenado pela professora Érika Ribeiro que participa do programa desde 2008, ano em que chegou à final na categoria Artigo de Opinião. Érika orientou oito turmas, num total de 344 alunos de segundo e terceiro ano. Outra professora que participou do projeto, Kátia Simone Medrado, trabalhou com outros 43 estudantes. Além dos textos, estudantes também fizeram as capas, ilustrações – a cargo de Lorrane Souza Eloi e Dayane Silva Ferreira de Menezes - e a diagramação, tudo com ajuda e orientação de monitores do PIBID, programa do Ministério da Educação que fornece bolsas de iniciação à docência a universitários que se dediquem ao estágio em escolas públicas. O “e-book” trouxe os onze melhores Artigos de Opinião, produzidos sobre questões polêmicas e de relevância social da região do Vale do São Francisco.
“Desde o começo das oficinas, pensava numa forma de publicar os textos selecionados. Inicialmente pensei no grupo que criei no Facebook para troca de informações, publicação de textos, slides etc. Porém, com a chegada dos monitores do PIBID na área de informática e a disposição deles para nos ajudar, fiz a proposta do e-book e eles toparam”, conta Érika.
Os textos apresentados no e-book seguem a ordem de classificação da Comissão Julgadora da escola. Como já estava acertado o lançamento do livro eletrônico, selecionou-se um número maior de textos, onze no total. A escola – que só participou na categoria Artigo de Opinião - não teve o texto selecionado na etapa municipal, isso deu mais motivação para a equipe professora: “[O e-book] seria uma forma de prestigiar o trabalho deles”.
A professora diz que o trabalho coletivo, com os textos e as ilustrações, mobilizou os estudantes, estimulando pesquisas para conhecerem e se posicionarem sobre questões locais. Ela também destaca a aprendizagem construída ao longo das etapas, principalmente o trabalho de reescrita dos textos para publicação e a confecção do e-book. “Ao saberem de seus textos publicados na internet foi notória a satisfação e encantamento. Para mim, a satisfação se estende além do campo profissional de Língua Portuguesa, da mera "produção textual", porque esse tipo de atividade oportuniza a ampliação dos horizontes, o fazer crítico, a participação ativa e crítica dos alunos, o reconhecimento do seu papel social”, conclui Érika.
Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1875:estudantes-de-petrolina-pe-criam-livro-eletronico-com-artigos-de-opiniao&catid=15:dicas-cultu
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