PACTO
NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Maringá – PR
Professores participantes:
Adelirian Martins Lara Lopes – Biologia
Alessandra Guidolin Campos – Pedagoga
Ana Lúcia Lopes – Sociologia
Elizabete dos Santos Meirelles de Oliveira –
Português e Inglês
Francielle Siqueira – Química
Jocel José de Sousa – Geografia
Márcia de Oliveira – Pedagoga
Tatiane Martins Evangelista – Filosofia
Orientador de estudos:
Laura Lopes de Paiva – Português
Formadores Regionais
do NRE de
Maringá
Alexandre Shuji Suguimoto
Altair Bonini
Supervisores do Regionais
do NRE de
Maringá:
Marcelo Leandro Garcia
Valkíria Trindade de Almeida
Santos
Coordenador Adjunto – UEM
Alessandro Santos da Rocha -
UEM
Coordenadora Geral - UEM
Silvia Pereira Gonzaga de
Moraes
Plano de trabalho docente – Unidade de ensino
Tema: Água reutilizada na educação ambiental
Introdução
A água extraída diretamente a partir de rios,
lagos, outras vezes captada a partir de lençóis subterrâneos (aquíferos), é
utilizada em múltiplas atividades
humanas. Contudo, o seu consumo aumentou extraordinariamente a partir do
séc. XX quer devido ao rápido crescimento
da população mundial,
quer devido ao progresso tecnológico
ocorrido a partir de então. Com isto o homem passou a consumir atualmente 45
vezes mais água do que há 300 anos, isto deve-se porque a água doce do planeta
é utilizada, com grande desperdício, no consumo doméstico, agricultura, atividades industriais.
A Educação Básica sempre
apresentou em seu currículo escolar estudos interdisciplinares sobre a
importância da água para a revitalização do planeta no intuito de formar
conscientização nos educandos e toda comunidade
escolar desde as séries iniciais até o Ensino Médio.
Instigar
os alunos a perceberem que a falta de agua no mundo, é um grande problema, bem
como a desigualdade social, que gera fome, e problemas de saúde em muitos
países. Na contra mão dessa questão, surge outra, também, importante, que são as
diversas questões ambientais e sociais que envolvem a água, pois ela
corresponde a um imenso recurso natural do qual as sociedades humanas
necessitam para sobreviver.
Justificativa
A maior parte da água é gasta na agricultura (70%), seguida da indústria (20%) e no consumo
doméstico (10%). No
entanto, nas últimas décadas, o consumo de água nas zonas urbanas tem aumentado
sendo o dever de cada cidadão poupar
água.
O setor industrial é igualmente responsável
pelos elevados consumos de água, que na última década o seu consumo aumentou
também a nível mundial. No entanto, também a este nível a poupança de água é
possível. A reciclagem de materiais, por exemplo, contribui para a redução dos
gastos de água e ainda energia. Tanto na produção de alimentos (animais e
vegetais) como nos produtos de origem industrial são gastas grandes quantidades
de água. Para citar alguns exemplos, por cada tonelada de trigo gastam-se 490
000 litros de água, de milho 690 000 litros, de carne 49 200 000 litros, de aço
150 000 litros, assim, podemos concluir que nem todas as atividades apresentam o mesmo consumo de água, sendo existem
variáveis de consumo dentro de uma mesma atividade.
De todo potencial de água que existe no planeta,
quase um quinto (22%) é utilizado pela indústria. Por isso, este setor tem
papel fundamental na conservação do recurso natural. Práticas como reuso,
aproveitamento de água da chuva, limpeza a seco e uso consciente na produção
têm sido adotadas para gerar economia na conta e, principalmente, reduzir o impacto da indústria na manutenção deste recurso. Observemos,
alguns exemplos de grandes empresas que estão poupando o precioso líquido
durante a fabricação de seus produtos:
- Ambev - A
fabricante de bebidas Ambev informou ter
reduzido o consumo de água de sua produção em 36%, por meio da
reutilização da matéria-prima nos últimos dez anos. Ao final do segundo
semestre de 2002, a companhia tinha um índice de consumo médio de 536
litros de água para cada 100 litros de produção. Em 2012, a quantidade
usada era de 340 litros para produzir obter o mesmo resultado.
- Bacardi -
Informou ter melhorado sua eficiência de água em 11% durante o ano de 2012
em relação a 2011, com medidas de conservação de água, equipamentos
eficientes e reciclagem do recurso. Foram poupados 1,6 milhões de litros
em 2012.
- Braskem -
Uma das maiores empresas petroquímicas do mundo, a Braskem sentiu a
necessidade de buscar soluções sustentáveis nas suas operações
industriais, já que utiliza cerca de 450 milhões de litros de água
mensalmente - um número elevado para uma região da Grande São Paulo, que
fornece em média 140 mil litros de água por habitante/ano, menos de 10% do
que a ONU considera ideal. Para isso, recorreu ao projeto Aquapolo Ambiental, a
maior iniciativa de água de reuso para fins industriais do Brasil.
- Coca-Cola - A
multinacional alcançou seu menor nível de uso de água em
2012. A empresa passou a usar 1 litro e 400 ml para produzir um litro de
cada um de seus produtos, são 30 ml a menos - um copo de cafezinho leva 50
ml, observando cada unidade. Mas ao todo a redução caiu de 9,4 milhões de
metros cúbicos para 8,2 milhões, de 2011 em relação ao ano passado.
- Google - A
empresa adota datacenter
(centro de processamento de dados, onde ficam os servidores) na Finlândia,
que usa metade do que habitual com energia, água e outros recursos
necessários para refrigerar os computadores.
- Nestlé - A
maior empresa mundial de nutrição, com operações industriais em 83 países,
anunciou que
desde 1988, até o fim de 2012, o uso de água na multinacional caiu 81%.
Isso equivale a 25,8 milhões de m3, capaz de abastecer, por um ano, uma
comunidade de 350 mil habitantes. Na emissão de carbono, a redução foi de
63%. A marca também tem realizado um projeto para reutilizar suas garrafas
de água mineral, mas esta ação está em desenvolvimento e deve ser restrita
às escolas.
Objetivo geral
Sensibilizar e formar conscientização nos
educadores, educandos e membros da comunidade escolar sobre a importância do
uso racional de água.
Objetivos específicos
Divulgar informações do uso racional e sustentável
da água no espaço escolar.
Criar e aplicar medidas simples e práticas para combater o desperdício de água na comunidade escolar e familiar.
Criar e aplicar medidas simples e práticas para combater o desperdício de água na comunidade escolar e familiar.
Desenvolver hábitos de sustentabilidade com relação
aos recursos naturais no município e estado.
Promover apresentações culturais periódicas sobre o
consumo consciente da água.
Gerar agentes multiplicadores para a economia
racional da água na escola e em suas casas.
Formar a conscientização dos membros da comunidade
escolar sobre a importância da água para diversas atividades, o princípio de
conservação da água, a redução do consumo e os impactos ambientais.
Metodologia
Palestras de sensibilização, reuniões, vídeos, panfletos, slides, visita à estação de tratamento de água do município, pesquisa e coleta de dados. Produção de leitura e escrita.
Palestras de sensibilização, reuniões, vídeos, panfletos, slides, visita à estação de tratamento de água do município, pesquisa e coleta de dados. Produção de leitura e escrita.
Ações
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 3º
ano do Ensino Médio, iniciou-se o trabalho dialogando com os alunos sobre seus
hábitos. A turma foi dividida em equipes.
Elaborar uma entrevista em forma de questionário
com múltipla escolha, a qual foi aplicada aos alunos do 9º ano do Ensino
fundamental, no intuito de identificar seus hábitos, tais como: número de
banhos ao dia; quais tipos de atividades mais consomem agua em suas casas; qual
a frequência com que lavam as calçadas, etc.
Confeccionar panfletos e afixar adesivos
instrucionais sobre o uso racional da água na comunidade escolar e no bairro.
Criar paródias, peças teatrais, coreografias,
poemas, desafios, slogans, charge, painéis, história em quadrinhos e
apresentarem na comunidade escolar em dias alternados, conforme prévia escala.
Estudo de diversos gêneros textuais: notícias,
artigos científicos, reportagens. Confeccionar jornal mural
Produção de textos diversificados: poesia,
narração, resposta argumentativa, instrucional, artigo de opinião. Expor no
jornal mural
Matemática
A partir da coleta desses dados, os alunos
calcularam o percentual, transformando em tabelas e gráficos os resultados da
entrevista. Analisar gráficos e tabelas do consumo de água nos últimos dois
anos.
Biologia
Biologia
Após a análise dos dados coletados, foi realizada
uma pesquisa bibliográfica sobre a necessidade da água e seus diferentes usos,
com o objetivo de perceber o quanto se consume e discutir com a turma esses
resultados e as consequências para a saúde e qualidade de vida de todos.
Analisar os impactos ambientais devido ao uso irracional dos recursos naturais
e desenvolver hábitos de sustentabilidade com relação aos recursos naturais.
Química
Os alunos
realizarem análise química da água potável do colégio, identificando a presença
de substâncias tóxicas através de exames
bacteriológicos até a emissão de resultados com características saudáveis
a serem preservadas a fim de garantir sua qualidade e seu consumo.
Geografia
Os alunos pesquisaram sobre múltiplos usos da água,
identificando as regiões mais servidas. Discutiu-se dentre outras questões, o
desenvolvimento tecnológico aplicado ao uso nos diferentes países, bem como a
importância no setor agrícola para a economia e geração de emprego. Identificar
as regiões com maior consumo de água no Brasil, Paraná, Maringá e o bairro da
escola.
Sociologia
Pesquisaram, também, alguns países que possuem
costumes semelhantes aos nossos em relação ao uso da água. Em
várias partes do mundo, o acesso à água é diferenciado, mas por motivos
diferentes: enquanto em alguns países existe uma abundância desse recurso, em
outros a escassez leva milhões de pessoas a sobreviverem em condições
sub-humanas. Destacar os impactos socioeconômicos devido ao uso irracional da água.
HISTÓRIA
Apresentação de documentários sobre o contexto
histórico da riqueza nacional da água.
FILOSOFIA
Estudos sobre a ética relacionada ao consumo racional da água. Criar “olheiros” na turma, para atuarem no combate ao desperdício para formar conscientização da importância de não desperdiçar água a partir da escola. Criar o hábito nos educadores e educandos para ficarem atentos a tudo que se refere à água utilizando-a de forma segura e eficiente no dia- a- dia.
Estudos sobre a ética relacionada ao consumo racional da água. Criar “olheiros” na turma, para atuarem no combate ao desperdício para formar conscientização da importância de não desperdiçar água a partir da escola. Criar o hábito nos educadores e educandos para ficarem atentos a tudo que se refere à água utilizando-a de forma segura e eficiente no dia- a- dia.
Artes
Apresentação de teatro, jogral e musical para formar conscientização da importância de não desperdiçar água a partir da escola.
Apresentação de teatro, jogral e musical para formar conscientização da importância de não desperdiçar água a partir da escola.
Avaliação
Contínua e diagnóstica como atividade avaliativa –
2,0
Conclusão
Dessa
forma, é possível concluir que o fato de a água possuir um ciclo de
renovação através do processo de evaporação dos mares, rios e lagos, garante
sua renovação, entretanto, este recurso vital à nossa sobrevivência está se
esgotando. O principal problema está associado à relação entre o tempo
necessário para essa renovação e o ritmo de exploração dos recursos hídricos.
Para se ter ideia, em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 pessoas, a
água subterrânea está sendo usada em um ritmo mais rápido do que pode ser
reabastecida.
Essa
atividade como pode-se perceber, deve ser trabalhada de forma multidisciplinar,
envolvendo inúmeras disciplinas, como por exemplo, na Matemática com o uso da
porcentagem, na Geografia a produção de tabelas e gráficos e localização de
alguns países, em Português a leitura, interpretação e discussão de questões,
na Sociologia a questão possibilita o acesso ao recurso e a desigualdade
social, enfim, todas as disciplinas curriculares da Educação Básica.
Referências
AGÊNCIA
NACIONAL DE ÁGUAS (Brasil) (ANA). HidroWeb: sistemas de informações
hidrológicas. Disponível em: . Acesso em: 05 de setembro 2015.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF
BRASIL. (2013c). Secretaria de Educação
Básica. Formação de professores do
Ensino Médio, Etapa 2 - Caderno
III: Ciências da natureza/ Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica [autores: Daniela Lopes Scarpa, Flavio Antonio Maximiano,
Hildney Alves de Oliveira, Lana Claudia de Souza Fonseca, Sérgio Camargo,
Silmara Alessi Guebur Roehrig Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
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