quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Água reutilizada na educação ambiental


PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta

Maringá – PR

Professores participantes:

Adelirian Martins Lara Lopes – Biologia

Alessandra Guidolin Campos – Pedagoga

Ana Lúcia Lopes – Sociologia

Elizabete dos Santos Meirelles de Oliveira – Português e Inglês

Francielle Siqueira – Química

Jocel José de Sousa – Geografia

Márcia de Oliveira – Pedagoga

Tatiane Martins Evangelista – Filosofia

Orientador de estudos:

Laura Lopes de Paiva – Português

Formadores Regionais do NRE de Maringá

Alexandre Shuji Suguimoto

Altair Bonini

Supervisores do Regionais do NRE de Maringá:

Marcelo Leandro Garcia

Valkíria Trindade de Almeida Santos

Coordenador Adjunto – UEM

Alessandro Santos da Rocha - UEM

Coordenadora Geral - UEM

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

Plano de trabalho docente – Unidade de ensino

Tema: Água reutilizada na educação ambiental

Introdução

A água extraída diretamente a partir de rios, lagos, outras vezes captada a partir de lençóis subterrâneos (aquíferos), é utilizada em múltiplas atividades humanas. Contudo, o seu consumo aumentou extraordinariamente a partir do séc. XX quer devido ao rápido crescimento da população mundial, quer devido ao progresso tecnológico ocorrido a partir de então. Com isto o homem passou a consumir atualmente 45 vezes mais água do que há 300 anos, isto deve-se porque a água doce do planeta é utilizada, com grande desperdício, no consumo doméstico, agricultura, atividades industriais.

A Educação Básica sempre apresentou em seu currículo escolar estudos interdisciplinares sobre a importância da água para a revitalização do planeta no intuito de formar conscientização nos educandos e toda comunidade escolar desde as séries iniciais até o Ensino Médio.

Instigar os alunos a perceberem que a falta de agua no mundo, é um grande problema, bem como a desigualdade social, que gera fome, e problemas de saúde em muitos países. Na contra mão dessa questão, surge outra, também, importante, que são as diversas questões ambientais e sociais que envolvem a água, pois ela corresponde a um imenso recurso natural do qual as sociedades humanas necessitam para sobreviver.

 

Justificativa

A maior parte da água é gasta na agricultura (70%), seguida da indústria (20%) e no consumo doméstico (10%). No entanto, nas últimas décadas, o consumo de água nas zonas urbanas tem aumentado sendo o dever de cada cidadão poupar água.

O setor industrial é igualmente responsável pelos elevados consumos de água, que na última década o seu consumo aumentou também a nível mundial. No entanto, também a este nível a poupança de água é possível. A reciclagem de materiais, por exemplo, contribui para a redução dos gastos de água e ainda energia. Tanto na produção de alimentos (animais e vegetais) como nos produtos de origem industrial são gastas grandes quantidades de água. Para citar alguns exemplos, por cada tonelada de trigo gastam-se 490 000 litros de água, de milho 690 000 litros, de carne 49 200 000 litros, de aço 150 000 litros, assim, podemos concluir que nem todas as atividades apresentam o mesmo consumo de água, sendo existem variáveis de consumo dentro de uma mesma atividade.

De todo potencial de água que existe no planeta, quase um quinto (22%) é utilizado pela indústria. Por isso, este setor tem papel fundamental na conservação do recurso natural. Práticas como reuso, aproveitamento de água da chuva, limpeza a seco e uso consciente na produção têm sido adotadas para gerar economia na conta e, principalmente, reduzir o impacto da indústria na manutenção deste recurso. Observemos, alguns exemplos de grandes empresas que estão poupando o precioso líquido durante a fabricação de seus produtos:

  • Ambev - A fabricante de bebidas Ambev informou ter reduzido o consumo de água de sua produção em 36%, por meio da reutilização da matéria-prima nos últimos dez anos. Ao final do segundo semestre de 2002, a companhia tinha um índice de consumo médio de 536 litros de água para cada 100 litros de produção. Em 2012, a quantidade usada era de 340 litros para produzir obter o mesmo resultado.
  • Bacardi - Informou ter melhorado sua eficiência de água em 11% durante o ano de 2012 em relação a 2011, com medidas de conservação de água, equipamentos eficientes e reciclagem do recurso. Foram poupados 1,6 milhões de litros em 2012.
  • Braskem - Uma das maiores empresas petroquímicas do mundo, a Braskem sentiu a necessidade de buscar soluções sustentáveis nas suas operações industriais, já que utiliza cerca de 450 milhões de litros de água mensalmente - um número elevado para uma região da Grande São Paulo, que fornece em média 140 mil litros de água por habitante/ano, menos de 10% do que a ONU considera ideal. Para isso, recorreu ao projeto Aquapolo Ambiental, a maior iniciativa de água de reuso para fins industriais do Brasil.
  • Coca-Cola - A multinacional alcançou seu menor nível de uso de água em 2012. A empresa passou a usar 1 litro e 400 ml para produzir um litro de cada um de seus produtos, são 30 ml a menos - um copo de cafezinho leva 50 ml, observando cada unidade. Mas ao todo a redução caiu de 9,4 milhões de metros cúbicos para 8,2 milhões, de 2011 em relação ao ano passado.
  • Google - A empresa adota datacenter (centro de processamento de dados, onde ficam os servidores) na Finlândia, que usa metade do que habitual com energia, água e outros recursos necessários para refrigerar os computadores.
  • Nestlé - A maior empresa mundial de nutrição, com operações industriais em 83 países, anunciou que desde 1988, até o fim de 2012, o uso de água na multinacional caiu 81%. Isso equivale a 25,8 milhões de m3, capaz de abastecer, por um ano, uma comunidade de 350 mil habitantes. Na emissão de carbono, a redução foi de 63%. A marca também tem realizado um projeto para reutilizar suas garrafas de água mineral, mas esta ação está em desenvolvimento e deve ser restrita às escolas.

 

Objetivo geral

Sensibilizar e formar conscientização nos educadores, educandos e membros da comunidade escolar sobre a importância do uso racional de água.

 

Objetivos específicos

Divulgar informações do uso racional e sustentável da água no espaço escolar.
Criar e aplicar medidas simples e práticas para combater o desperdício de água na comunidade escolar e familiar.

Desenvolver hábitos de sustentabilidade com relação aos recursos naturais no município e estado.

Promover apresentações culturais periódicas sobre o consumo consciente da água.

Gerar agentes multiplicadores para a economia racional da água na escola e em suas casas.

Formar a conscientização dos membros da comunidade escolar sobre a importância da água para diversas atividades, o princípio de conservação da água, a redução do consumo e os impactos ambientais.

 

Metodologia
Palestras de sensibilização, reuniões, vídeos, panfletos, slides, visita à estação de tratamento de água do município, pesquisa e coleta de dados. Produção de leitura e escrita.

 

Ações
Língua Portuguesa

Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, iniciou-se o trabalho dialogando com os alunos sobre seus hábitos. A turma foi dividida em equipes.

Elaborar uma entrevista em forma de questionário com múltipla escolha, a qual foi aplicada aos alunos do 9º ano do Ensino fundamental, no intuito de identificar seus hábitos, tais como: número de banhos ao dia; quais tipos de atividades mais consomem agua em suas casas; qual a frequência com que lavam as calçadas, etc.

Confeccionar panfletos e afixar adesivos instrucionais sobre o uso racional da água na comunidade escolar e no bairro.

Criar paródias, peças teatrais, coreografias, poemas, desafios, slogans, charge, painéis, história em quadrinhos e apresentarem na comunidade escolar em dias alternados, conforme prévia escala.

Estudo de diversos gêneros textuais: notícias, artigos científicos, reportagens. Confeccionar jornal mural

Produção de textos diversificados: poesia, narração, resposta argumentativa, instrucional, artigo de opinião. Expor no jornal mural

Matemática

A partir da coleta desses dados, os alunos calcularam o percentual, transformando em tabelas e gráficos os resultados da entrevista. Analisar gráficos e tabelas do consumo de água nos últimos dois anos.
Biologia

Após a análise dos dados coletados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a necessidade da água e seus diferentes usos, com o objetivo de perceber o quanto se consume e discutir com a turma esses resultados e as consequências para a saúde e qualidade de vida de todos. Analisar os impactos ambientais devido ao uso irracional dos recursos naturais e desenvolver hábitos de sustentabilidade com relação aos recursos naturais.

Química

Os alunos realizarem análise química da água potável do colégio, identificando a presença de substâncias tóxicas através de exames bacteriológicos até a emissão de resultados com características saudáveis a serem preservadas a fim de garantir sua qualidade e seu consumo.  

Geografia

Os alunos pesquisaram sobre múltiplos usos da água, identificando as regiões mais servidas. Discutiu-se dentre outras questões, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao uso nos diferentes países, bem como a importância no setor agrícola para a economia e geração de emprego. Identificar as regiões com maior consumo de água no Brasil, Paraná, Maringá e o bairro da escola.

Sociologia

Pesquisaram, também, alguns países que possuem costumes semelhantes aos nossos em relação ao uso da água. Em várias partes do mundo, o acesso à água é diferenciado, mas por motivos diferentes: enquanto em alguns países existe uma abundância desse recurso, em outros a escassez leva milhões de pessoas a sobreviverem em condições sub-humanas. Destacar os impactos socioeconômicos devido ao uso irracional da água.

HISTÓRIA

Apresentação de documentários sobre o contexto histórico da riqueza nacional da água.

FILOSOFIA
Estudos sobre a ética relacionada ao consumo racional da água. Criar “olheiros” na turma, para atuarem no combate ao desperdício para formar conscientização da importância de não desperdiçar água a partir da escola. Criar o hábito nos educadores e educandos para ficarem atentos a tudo que se refere à água utilizando-a de forma segura e eficiente no dia- a- dia.

Artes
Apresentação de teatro, jogral e musical para formar conscientização da importância de não desperdiçar água a partir da escola.           

 

Avaliação

Contínua e diagnóstica como atividade avaliativa – 2,0  

 

Conclusão

        Dessa forma, é possível concluir que o fato de a água possuir um ciclo de renovação através do processo de evaporação dos mares, rios e lagos, garante sua renovação, entretanto, este recurso vital à nossa sobrevivência está se esgotando. O principal problema está associado à relação entre o tempo necessário para essa renovação e o ritmo de exploração dos recursos hídricos. Para se ter ideia, em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 pessoas, a água subterrânea está sendo usada em um ritmo mais rápido do que pode ser reabastecida.

               Essa atividade como pode-se perceber, deve ser trabalhada de forma multidisciplinar, envolvendo inúmeras disciplinas, como por exemplo, na Matemática com o uso da porcentagem, na Geografia a produção de tabelas e gráficos e localização de alguns países, em Português a leitura, interpretação e discussão de questões, na Sociologia a questão possibilita o acesso ao recurso e a desigualdade social, enfim, todas as disciplinas curriculares da Educação Básica.

 

 

 

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (Brasil) (ANA). HidroWeb: sistemas de informações hidrológicas. Disponível em: . Acesso em: 05 de setembro 2015.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF

BRASIL. (2013c). Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do Ensino Médio, Etapa 2 - Caderno III: Ciências da natureza/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica [autores: Daniela Lopes Scarpa, Flavio Antonio Maximiano, Hildney Alves de Oliveira, Lana Claudia de Souza Fonseca, Sérgio Camargo, Silmara Alessi Guebur Roehrig Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.

Nenhum comentário: