quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Relatório da revista virtual – Língua Portuguesa e Filosofia





Relatório da revista virtual – Língua Portuguesa e Filosofia

 

As professoras das duas disciplinas Laura Lopes de Paiva e Tatiane Martins Evangelista selecionaram o segundo ano do Ensino Médio para esta atividade devido ao perfil que possui. Adotaram o tema alimentação sugerido na REFLEXÃO E AÇÃO.  Fizeram um roteiro de conteúdo interdisciplinar para uma pesquisa bibliográfica, com a utilização de livros didáti­cos ou em outros materiais – jornais, revistas, conteúdos disponibilizados na internet e outras mídias; saídas a campo (piquenique) na praça da Catedral Nossa Senhora da Glória no dia do Estudante 11/08/2015; realização de entrevistas, observação dos hábitos alimentares dos colegas, dos familiares e das comunidades locais, entre outros.

 

 

Conteúdo: transtornos alimentares: bulimia e anorexia.

·        Diferenciar dois transtornos alimentares: bulimia e anorexia;

·        Valorizar hábitos que são condição de uma vida saudável, como por exemplo, dieta balanceada e prática de exercícios físicos.

 

Conteúdo: GENÉTICA DO METABOLISMO

·        Conhecer as bases genéticas da hereditariedade, suas causas e consequências, possíveis alterações e o modo como se refletem na espécie humana, principalmente em relação ao metabolismo.

·        Sistema digestivo e alimentação.

·        Estudo sobre os nutrientes necessários para a saúde

·        As causas da deficiência de vitaminas no organismo humano.

 

Conteúdo: Composição química de alimentos.

·        O aluno deverá conhecer a umidade, proteínas, enzimas, lipídios, carboidratos, vitaminas, minerais dos alimentos.

·        Deverá aprender a composição química e nutricional dos alimentos, sob os aspectos de classificação, funções, propriedades e determinações químicas.

 

Conteúdo - Método experimental.

·        Compreender o processo de manipulação genética para obtenção de um alimento transgênico ou geneticamente modificado.

·        Analisar as vantagens e desvantagens do uso dos transgênicos em nosso cotidiano.

·        As ideologias presentes nas práticas científicas em relação aos meios de produção.

 

Conteúdo: Efeitos da Globalização na alimentação.

·        O aluno deverá compreender a influência da globalização no hábito alimentar e na saúde da população brasileira.

·        Compreender sobre a cultura alimentar no Brasil.

·         Através de dados do senso sobre a produção de alimentos por regiões.

·        Identificar a importância dos alimentos característicos de cada região.

 

 

 

 

 

Conteúdos: Aprendendo a calcular calorias e índices glicêmicos dos alimentos.

·        Desenvolver hábitos de alimentação saudável;

·        Aprender a fazer algumas receitas culinárias utilizando frutas e hortaliças;

·        Pesquisar na web, utilizando os laptops, receitas alternativas com frutas e hortaliças;

·        Calcular porcentagem nutricional dos alimentos; índice glicêmico

·        Utilizar dados estatísticos do senso sobre produção e fome no Brasil.

 

Conteúdo: A obesidade é culpa do fast food ou do freguês?

·        Explorar e escrever textos instrucionais (estatísticas e temas relacionados ao consumo de fast food  e alimentos industrializados).

·        Interpretação de textos abordando temas relacionados à fome no Brasil ou consumo de alimentos.

·        Debater com os alunos sobre a sedução publicitária e o consumo inconsequente

 

Conteúdo: Alimentação saudável.

·        Refletir sobre o hábito alimentar;

·        Contribuir para uma mudança de hábito alimentar;

·        Conhecer a importância de uma alimentação saudável;

 

Conteúdo: Sedentarismo X prática de atividade física.

·        Apresentar dados sobre o sedentarismo no Brasil.

·        Ressaltar a importância da atividade física para a saúde.

·        Apresentar algumas atividades físicas que podem ser praticadas fora da escola.

 

Conteúdo: Alimentos básicos no período de treino.

·        Compreender a importância da alimentação saudável e as recomendações nutricionais para diferentes tipos de exercícios físicos.

·        Conhecimentos básicos de alimentação e nutrição, função dos alimentos e suas necessidades,

·        Importância de alimentos adequados no período de treino, competição e recuperação do atleta bem como na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

 

Conteúdo: Alimentação, cultura e sociedade.

·        Avaliar a evolução histórica do ato de comer e seus reflexos sociais.

·        Conhecer os alimentos consumidos nas diferentes etnias, regiões e países.

·        Compreender a importância da agricultura para produção de alimentos

 

Conteúdo: Alimentação como ato nutricional e ato social.

·        Avaliar a evolução histórica do ato de comer e seus reflexos sociais.

·        O alimento constitui uma categoria histórica, pois os padrões de permanência e mudança dos hábitos e práticas alimentares têm referências na própria dinâmica social.

·        Alimentar-se é um ato nutricional, comer é um ato social, pois constitui atitudes, ligadas a usos, costumes, protocolos, condutas e situações.

 

A revista está disponível no site:


 


 


 

 
http://www.emdialogo.uff.br/node/3458#comment-10

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