PACTO
NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Maringá – PR
Professores participantes:
Adelirian Martins Lara Lopes – Biologia
Alessandra Guidolin Campos – Pedagoga
Ana Lúcia Lopes – Sociologia
Elizabete dos Santos Meirelles de Oliveira –
Português e Inglês
Francielle Siqueira – Química
Jocel José de Sousa – Geografia
Márcia de Oliveira – Pedagoga
Tatiane Martins Evangelista – Filosofia
Orientador de estudos:
Laura Lopes de Paiva – Português
Formadores Regionais
do NRE de
Maringá
Alexandre Shuji Suguimoto
Altair Bonini
Supervisores do Regionais
do NRE de
Maringá:
Marcelo Leandro Garcia
Valkíria Trindade de Almeida
Santos
Coordenador Adjunto – UEM
Alessandro Santos da Rocha -
UEM
Coordenadora Geral - UEM
Silvia Pereira Gonzaga de
Moraes
Diálogos
interdisciplinares na escola- um olhar sobre dados da realidade
Matemática, tão importante quanto perturbadora.
Atire a primeira pedra aquele professor que quando jovem não perdeu algumas
horas de sono com esta velha senhora. O que há de tão errado com ela que até
hoje carrega tantos problemas, de difíceis soluções? Por que não é
compreendida? Será tão má?
Nós, enquanto educadores, precisamos ter sempre
em mente que a matemática assim como todas as disciplinas possui papel
importante na construção/formação integral dos nossos alunos, vai além da sala
de aula e dos muros da escola, está relacionado à vida do indivíduo,
possibilitando meios para uma compreensão de mundo. Somente quando conseguirmos
abrir os olhos dos nossos alunos para esse mundo a ser compreendido é que
estaremos iniciando um processo de desconstrução de uma ideia cultural de que a
matemática é inacessível, desinteressante e inútil. Mas, para que haja uma ação
efetiva, é necessário problematizar e garantir que estes conhecimentos
possibilitem sua integração à prática cotidiana do aluno. Deste modo, mais do
que ministrar conteúdos, cabe ao professor a tarefa de estimular a reflexão, em
lugar de apenas propor exercícios que verifique se os alunos conhecem ou não as
técnicas para resolvê-los, visando apenas algo acumulo de conteúdo.
O que observamos atualmente é que os conteúdos
trabalhados em sala de aula não condizem com as reais necessidades dos alunos,
sendo esses muitas vezes fora do contexto vivenciados por eles. O pensamento
matemático por muitas vezes fica limitado apenas às questões numéricas, tais
como, a memorização de regras e fórmulas, contudo, se faz necessário promover
momentos de reflexão quanto à essa questão, de forma a permitir uma mudança de
pensamento por parte dos educadores no momento em que fosse realizada a seleção
das atividades propostas ao educando durante o processo de ensino aprendizagem.
Nessa perspectiva, o processo educativo exige
mudanças na forma de trabalhar as atividades, criando oportunidades de estímulo
ao pensamento crítico. Assim como acorreu em algumas atividades realizadas pela
equipe do Pacto. O objetivo é perceber a Matemática e de suas possíveis
relações com outras áreas de conhecimentos, visando, assim, uma metodologia
acessível e dinâmica, para, com isso, possibilitar aos alunos uma fácil
absorção dos conteúdos. Embora, dentro da realidade escolar em que estamos
inseridos, esse tipo de proposta enfrenta grande dificuldades, uma vez que o
modo em que está organizado o dia a dia de trabalho dos professores das
diferentes componentes curriculares cria enormes obstáculos à elaboração desses
projetos interdisciplinares, uma vez que falta tempo e oportunidade aos
professores de reunirem-se para pensar os projetos e atividades que envolvam
mais de um componente curricular. Falta tempo para a aplicação das atividades,
pois existe uma série de conteúdos que precisam ser também trabalhados, e toda
atividade interdisciplinar ocupa tempo extra, vivenciamos isto nas ultimas atividades
aqui realizadas, a organização atual das escolas não nos permite esse modelo de
atividade frequentemente. Outro obstáculo é a falta de aperfeiçoamento dos
educadores em geral ao trabalhar com o que é novo, é preciso haver capacitações
reais, não apenas teóricas, pois não podemos nos esquecer de que as
Universidades nos cursos de licenciatura não prepararam os professores para
agirem assim em sala de aula, ou seja, precisam reaprender, para isso é precisa
nos preparar de fato.
Vale ressaltar que um dos problemas que
dificultam a aprendizagem é a falta de clareza sobre qual aluno devemos formar
no ensino médio, deixando nas mãos do professor uma decisão difícil, pois são
poucas aulas para “dar conta” de aplicar seu conteúdo e também preparar um
aluno de forma humana integral. Porém quando falamos de matemática, o que mais
se observa como cobrança são os números, resultados nas provas externas,
vestibulares e ENEM, provas, aliás, que não levam em conta as diferentes
realidades do nosso país no momento em que generaliza a avaliação. Mas uma
entre tantas contradições que acaba para o professor resolver em sala de aula.
Essa prática não é culpa exclusiva dos
professores. Desta forma, o educador fica numa posição difícil entre mediar o
currículo de tal forma que o aluno tenha oportunidade de ingressar no Ensino
Superior e ao mesmo tempo seja capaz de tomar decisões políticas, sociais e
ambientais. É preciso que escola e as
instituições responsáveis pela administração e pedagógico, revejam seus papeis
e busquem meios que levem o aluno a desenvolver um espírito crítico, capacidade
de argumentação e criatividade favorecendo a formulação de questionamentos, os
quais possam levá-los a encontrar respostas para tais. Para tanto, é preciso
que a escola disponha de recursos pedagógicos que permitam aulas mais
atrativas, de maneira que levem os alunos, de maneira espontânea e solidária,
ao entendimento do seu papel como cidadão crítico e consciente de seus direitos
e deveres na sociedade que vive em constante processo de evolução.
Em relação à construção de um projeto, como
solicitado no caderno, nosso grupo encontrou um grande obstáculo, não temos
representantes na área propriamente da matemática, contamos com a participação
de uma professora que leciona química e física e de outra que leciona biologia,
ambas, neste momento, atuando em outras escolas, que contribuíram
significativamente com o projeto, pois, não tivemos o apoio dos docentes da
área nesta escola. Outrossim, em momentos de conversa com os demais professores,
não participantes do pacto, mas sempre a par dos acontecimentos e ações do
nosso grupo, os mesmos não demostraram
interesse em colaborar com as atividades propostas pelo pacto, então pensamos
em ações voltada para a questão cidadã, como exemplo o trânsito. O projeto foi
pensado visando a realidade da escola, proximidade com avenidas muito
movimentadas da cidade, e como consequência um frequente número de acidentes de
trânsito. O projeto de intervenção que propomos é a estimativa do numero de
infrações de transito no entorno da escola, bem como, do consumo de bebidas
alcoólicas entre os motoristas infratores.
Neste trabalho poderemos envolver praticamente
todas as disciplinas do ensino médio. A matemática ficaria com a criação e
elaboração de dados para a confecção de tabelas e gráficos, a geografia poderia
estudar as regiões produtoras de bebidas alcoólicas e mapeá-las, a química
poderia estudar os produtos químicos contidos nas bebidas, a física, como o
álcool afeta os reflexos de cada um, a biologia os problemas de saúde causados
pelas bebidas alcoólicas, sociologia as consequências do álcool para a
sociedade, dentre outras possibilidades. Esse trabalho poderá ser realizado
através da divisão da classe em grupos, elaboração de um questionário de
pesquisa previamente elaborado pelos professores e alunos e aplicado juntos aos
mesmos. Outra ideia é a utilização de aplicativos de celulares buscando os
melhores caminhos para chegar a escola em horários de pico. Para isso, poderia
ser realizada uma pesquisa na internet, revistas e jornais sobre esse tema.
Elaboração de tabelas, gráficos e cartazes explicativos e exposição dos mesmos
na escola para conhecimento de todos. Convidar um especialista para trabalhar
através de uma palestra com os alunos, como fechamento da atividade proposta.
O projeto realizado com os alunos do primeiro
ano do ensino médio, iniciar-se-ia com o
levantamento de informações sobre os acidentes ocorridos nos últimos 10 anos
nos bairros próximos a escola. Os dados a serem pesquisados serão:
·
Gravidade do acidente e horário em que eles
ocorreram;
·
Idade
dos motoristas envolvidos;
·
Vitimas
fatais; e,
·
Principais causas dos acidentes.
Não podemos esquecer, a grande capacidade
criativa, e as ricas relações com o entorno, com os diferentes interlocutores e
com a própria vida. Como atividade final, produzirem um mural com gráficos
apresentando resultado o resultado dos dados pesquisados e também com ações
proposta para evitar ações como as pesquisadas e relatadas nas estatísticas dos
alunos.
Fonte: http://www.emdialogo.uff.br/node/3458#comment-10758
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