Programa descentralizado de formação – Itinerante 2010
Professora Laura Lopes de Paiva
Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes
Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
NRE Maringá
Novas tecnologias – o hipertexto na leitura interativa
1. Novas Tecnologias - Tecnologias da Informação e Comunicação
Em nossa prática escolar, quando nos referimos às novas tecnologias, geralmente pensamos nas possibilidades e nas dificuldades do uso das diferentes ferramentas de informática nas aulas. Embora sejam tão habituais e indispensáveis em tantos meios da sociedade, na prática pedagógica, as novas tecnologias pouco têm beneficiado professores e alunos.
No dia a dia na escola, a internet pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas formas contemporâneas de ensinar e de aprender. Mas, mesmo com essas possibilidades, seu uso ainda é incipiente, privilégio de poucos alunos e de poucos professores. A escassez do uso da internet nas aulas pode decorrer tanto da falta de acesso aos recursos tecnológicos quanto do receio do desconhecido e do novo. Embora todo professor seja capaz de dominar as novas tecnologias, e seja capaz de explorar a internet com visão voltada ao seu conteúdo escolar, descobrindo com seus alunos os meios, os caminhos e as ferramentas mais adequadas. Alguns professores evitam usar a internet nas aulas porque preferem manter práticas pedagógicas mais conhecidas e nas quais se sentem mais seguros, pois são práticas ancoradas em anos de experiência.
2. O hipertexto, o texto e a leitura
Na escola adequada à sociedade contemporânea, da mesma forma que procuramos desenvolver habilidades para a leitura do texto no papel, almejamos o desenvolvimento de habilidades para a leitura do texto veiculado na internet. Os textos propagados nas páginas da WEB normalmente combinam palavras com imagem e podem também combiná-las com som. Além disso, os textos da WEB, que são chamados hipertextos, apresentam links. Links são ligações, ou não que ao serem clicadas nos remetem a outras informações, outros textos, representados sob diferentes formas, tais como palavras, sentenças, imagens, animações, gráficos, clipes de sons, vídeos, logo articulam outras leituras. Os links possibilitam os mais diversos caminhos para os usuários realizarem uma leitura interativa.
O hipertexto pode contribuir de forma efetiva no processo ensino-aprendizagem pela mediação do professor. Quando os objetivos pedagógicos são previamente definidos, a utilização do hipertexto como recurso pedagógico nas atividades de leitura apresenta a oportunidade de leituras variadas e também prioriza o contato direto do aluno com os mais diversos textos a partir da análise de imagens, fotos, gráficos, mapas, tabelas, ilustrações, sons e tantas mídias.
Com atividades de leitura de hipertextos, o aluno amplia gradativamente seu domínio de uso da mídia eletrônica em sua aprendizagem escolar, o que estimula a leitura e a participação do aluno ao estabelecer vínculos com a atualidade e ao selecionar autores e textos de seu interesse.
O hipertexto permite ao aluno a escolha de suas leituras e aquisição de novos saberes. Dá novos sentidos à aprendizagem escolar. Proporciona a ampliação do repertório de leitura do aluno. Possibilita ao aluno tornar-se mais capaz de associar o conteúdo de um texto ao conhecimento de mundo, dos mais diversos assuntos que circulam no meio social, associação indispensável para sua participação na vida social e intelectual.
Em muitos momentos, com a prática da leitura do hipertexto, o aluno torna-se pró-ativo, isto é, vai além do texto. Projeta o sentido do texto para outras experiências e outras realidades. Julga as informações ou opiniões emitidas no texto.
O hipertexto favorece a interatividade, enfim o diálogo entre os alunos, entre aluno e seu leitor bem como leitor e autor. O aluno também pode participar como co-autor da construção do texto à medida que é possível estabelecer o percurso de sua leitura o que propicia novas formas de comunicação, participação e novas vivências. Portanto o hipertexto oferece ao professor e ao aluno um espaço transformador da rotina escolar.
Nas práticas pedagógicas, a tecnologia do hipertexto pode ser revolucionária quando bem elaborada porque motiva o aluno a ler, seja para pesquisar ou para atividades lúdicas e motiva os alunos na compreensão de textos, além de ser uma aprendizagem colaborativa. Desta forma, utilizá-la como ferramenta pedagógica é uma estratégia que muito acrescenta à leitura, porque ela cria relações, renova construções multidisciplinares, reinventa as noções aprendidas, tudo para atingir a plenitude do texto e da leitura
Atividades
Atividade 1
Leia abaixo o poema A Os dragões I - Marciano Lopes
a) Compare o poema A com o Poema B e identifique a diferença entre os dois.
b) Clique em cada link - elo, vínculo (palavra grifada) e descubra o hipertexto.
c) Agora que você já conhece o hipertexto devagarinho mergulhe nesta leitura e complete a sua hiperleitura.
d) Partilhe com seus colegas esses novos passos no caminho da leitura através das novas tecnologias.
Atividade 2
Leia o texto acima.
a) Ele tem semelhança com algum texto que você já conhece? Qual?
b) Onde este texto circula? Qual o nome que ele é conhecido?
c) Podemos considerá-lo um novo gênero textual? Qual?
d) Ele procede de que outro gênero já existente?
e) A quem se destina?
f) Qual o objetivo dele?
g) Justifique a criação desse gênero discursivo em nossa sociedade, e em específico, a importância desse gênero?
h) Escreva um e-mail ao diretor da escola solicitando o uso do Laboratório de Informática para apresentação de trabalhos durante a visita dos pais à escola.
Atividade 3
Leia o poema abaixo Ser não é não ser
Observação: Você já conheceu este poema quando realizou a hiperleitura do poema B da Atividade 1 - lembra?
a) Clique em cada link e prossiga em sua leitura.
b) É possível fazer associações com outros textos: interatividade, intertextualidade? Como?
c) No hipertexto esses elementos deixam de ser uma abstração e passam a fazer parte da concretude do texto. Explique como você percebeu esta “concretude”.
d) Explore seu conhecimento com hipertexto e navegue pesquisando sobre “Guimarães Rosa – palavras de Riobaldo em Grande sertão veredas)” nas manifestações de arte, cinema, música, moda, telenovela e se prepare para junto com os demais colegas da sala confeccionar um painel com ilustrações e artigos que o represente em cada modalidade sugerida.
Atividade 4 - Dínamo!!! Você vai dinamizar esta atividade...
a) Em dupla escolha um acontecimento urbano divulgado na internet e em jornais televisos - leia-o.
b) Navegue na web em busca de poemas ou crônicas e imagens que se relacione com o artigo selecionado.
c) Explore toda criatividade que possui e faça o seu hipertexto.
d) Poste seu hipertexto em um mural digital pode ser no GoZub - o Twitter Brasileiro ou em qualquer blog que preferir.
e) Agora leia o hipertexto de outras duplas e registre seu comentário, seja crítico, dê sugestões ...
f) Releia o seu mural e procure classificar cada texto de acordo com o gênero textual pertinente.
g) Avalie sua aprendizagem nesta aula.
h) Podemos melhorar em quê?
Atividade 5
Leitura do texto fílmico – é importante uma leitura atenta ao filme como um outro texto qualquer.
Sugestão: O pingüim (Happy Feet)
Curiosidades:
a) O que é um filme, como é feito?
b) Por que são produzidos?
c) Para quem?
d) Quem trabalhou nele?
e) Quais as cenas mais importantes?
f) Quais filmes você conhece e quais são seus gostos?
g) Em trio discuta a questão anterior, organize uma síntese da discussão grupal, relacionando-a ao conteúdo já estudado, a seguir exponha à turma a opinião do grupo.
Etapas da análise fílmica:
a) Pesquise na internet sobre a fonte. (ficha técnica do filme, título original, país, ano, duração, produtores distribuidores, roteirista, fotógrafo, cenografista, efeitos especiais, sinopse, público alvo, acessibilidade, obras correlatas: outros filmes ou textos de apoio)
b) Reconstituição sumária da história.
c) Mensagem principal.
d) Principais personagens.
Apresentação oral dos grupos em sala de um relatório do filme.
a) Debate livre.
b) Articulação do conteúdo com o trabalhado em classe.
c) Potencial de áreas de aplicação, possibilidade de ser usado em mais de um conteúdo ou disciplina. (linguagem e contexto).
d) Selecionar as seqüências de cenas mais interessantes ao trabalho.
e) Herança cultural.
f) Desenvolvimento de caráter e cidadania.
g) Ponte de leitura: livros relacionados.
h) Links da internet.
Atividade 6
a) Leitura de fábulas e livros de fábulas (material impresso e eletrônico)
b) Conversar sobre as condições de produção, circulação e propósito comunicativo e a temática da fábula.
c) Promover a leitura oral de uma fábula, (pode ser a sugerida acima), junto com os alunos, ajudando-os a perceber as características que compõem este gênero: personagens (características dos animais e relação com características de personalidade de seres humanos), vício ou defeito de caráter e virtude que a fábula aborda; local (espaço) da história, moral e mensagem que ela traz.
d) Fomentar a leitura individual das outras fábulas selecionadas.
e) Provocar uma reflexão sobre a leitura e a moral de cada fábula.
f) Apresentar resumidamente o que foi estudado com o gênero fábula, oral.
g) Clicar nos links explorando o hipertexto
h) Produzir uma fábula em dupla, explorando ensinamentos, lições de moral e refletir sobre modos de vida, vícios e virtudes humanas.
i) Finalizar no laboratório de informática uma coletânea de apresentações de fábulas com a utilização do hipertexto (pode ser através do powerpoint)
Atividade 7 - Leitura de obras de Arte
a) Leonardo da Vinci
Sugestão de sites:
http://www.itaucultural.org.br/barroco/abertura.html
b) Tarsila do Amaral
Sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral
http://www.tarsiladoamaral.com.br/
c) Em seguida fazer uma pesquisa hipertextual das duas correntes literárias a que pertencem às obras.
d) Analisar as obras comparando espaço e tempo entre uma obra renascentista e outra modernista.
e) Produzir um texto de acordo com sua interpretação, observando suas características e diferenças.
f) Apresentar para a turma a leitura final realizada.
Atividade 8 – Leitura de contos: A Parasita Azul; As Bodas de Luís Duarte; Ernesto de Tal, Aurora sem Dia; Goivos e Camélias; A Ela; O Relógio de Ouro; Ponto de Vista – da obra “Histórias da Meia-noite” de Machado de Assis
Site: http://200.189.113.123/diaadia/diadia/modules/conteudo_literatura/conteudoliteratura.php?conteudo_literatura=71
a) Distribuir os contos entre os alunos em dupla
b) Buscar no google ou dicionário on-line as palavras menos conhecidas, ler seu significado e outras anotações.
c) Analisar os contos.
d) Apresentar a para a turma a leitura final através do powerpoint.
Atividade 9 - Leitura de histórias em quadrinhos:
http://www.nonaarte.com.br/
http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm
a) Analisar a estrutura da HQ e recursos artegráficos
b) Buscar informações sobre a produção dos quadrinhos
c) Identificar dados biográficos sobre o autor
d) Leitura hipertextual de outras HQ
e) Dramatizar e apresentar cenas de HQ
Atividade 10 - Leitura de letra de músicas:
http://letras.terra.com.br/
http://www.buscarletras.com.br/
a) Observar o sentido conotativo que a letra da música possui e também o significado que determinada palavra tem dentro daquele contexto e o que ela significa fora desse contexto.
b) Analisar as letras de músicas.
c) Apresentar a leitura final através do powerpoint ou através de um musical.
Atividade 11 - JORNAL VIRTUAL
a) Desenvolvimento e interpretação de textos em forma de um JORNAL VIRTUAL
b) Definição de três temas a serem utilizados pelos alunos para criação dos textos, como exemplo vamos utilizar: Violência Doméstica; Drogas; Recursos tecnológicos na educação.
c) Divisão em três grupos de cinco pessoas e em seguida deverá ser realizado um sorteio com o tema de cada equipe. Cada equipe poderá começar sua pesquisa através de livros, jornais, revistas e da própria internet para elaboração dos conteúdos do jornal.
d) À medida que as equipes forem terminando suas “matérias jornalísticas” poderão inserir as mesmas no blog ou página da internet, chats.
e) As novas notícias serão publicadas e automaticamente a mais recente sempre ficará no topo da página.
f) Os alunos deverão inserir no final de cada notícia o nome de cada membro da equipe e as fontes utilizadas como base da pesquisa.
g) Cada notícia poderá ser comentada por quem ler a mesma, assim os alunos poderão receber sugestões, elogios e críticas sobre seus trabalhos.
h) Cada aluno também poderá estar inserindo novas matérias na sua própria casa, com isso ele terá que ler mais, pesquisar mais.
i) Apresentação e atualização do jornal será permanente e disponível para os internautas.
Referências
ALMEIDA, Elizabeth B. de A. & MORAN, José Manuel (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005.
BELLONI, Maria Luiza. Educação à Distância, Campinas: Autores Associados, 2003.
___________.O que é Mídia-Educação. Campinas: Autores Associados, 2ª Ed., 2005.
CORREIA. Ângela Álvares, & ANTONY. Geórgia, “Educação Hipertextual: Diversidade e Interação como Materiais Didáticos”. In: FIORENTINI, Leda Maria
COSCARELLI, Carla V. A nova aula de Português, Presença Pedagógica, Belo Horizonte, mar/abr, 1999. ***
LOPES, Marciano. A contrapelo. 1ª ed. Maringá-PR: Gráfica e Editora Clichetec, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. & XAVIER Antônio Carlos. (orgs.) Hipertexto E_Gêneros_Digitais. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2004.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Curitiba: SEED, 2006.
2 comentários:
Olá Professora!
Apreciei seu texto. Muito útil! E parabéns pelo blog! []s e sucesso!
Paula Ugalde
Obrigada Paula!!!
Saudades...
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