INFLUÊNCIA DA MÍDIA TV NO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS - CONSCIENTIZAR E PREVENIR
ARAUJO, Lucia Helena1
CUNHA, Elaine Mara2
FELIX, Anágela Cristina Morete3
PAIVA, Laura Lopes de4
SANTOS, Debora Rejane Fernandes dos5
RESUMO
Aumenta o consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes e sua utilização tem ocorrido precocemente além de permear os mais variados ambientes, uma vez que o álcool é socialmente aceito. Como a escola tem um papel relevante na busca pela promoção da saúde, prevenindo e conscientizando dos malefícios causados pelo abuso do álcool e sua possível dependência, objetiva-se, com este artigo, compreender melhor esta temática. Isso será feito por meio da discussão da influência das mídias, em especial a TV, no consumo de bebidas alcoólicas, visando a transformar esses recursos tecnológicos em estratégias docentes, corroborando para o desenvolvimento de ações preventivas.
Palavras-chave: adolescência – saúde – álcool – escola – mídia TV – propaganda
____________________________
1 Professora da SEED - luciahelenaaraujo6@gmail.com – Cianorte - PR
2 Professora da SEED - elainecunha@seed.pr.gov.br - Apucarana - PR
3 Professora da SEED – anagelafelix@seed.pr.gov.br – Jacarezinho - PR
4 Professora da SEED - laurapaiva@seed.pr.gov.br – Maringá - PR
5 Professora da SEED - deborarejane@seed.pr.gov.br – Jacarezinho - PR
INTRODUÇÃO
O índice de jovens que abusam do álcool tem aumentado e as consequências do uso indevido nem sempre têm sido avaliadas de forma efetiva no ambiente escolar. O consumo do álcool entre os adolescentes pode acontecer por diversas razões: recreação, socialização, isolamento, transgressão e como forma de aceitação num determinado grupo. E, por ser socialmente aceito e tolerado, pode passar despercebido até que se torne abusivo.
O jovem também sofre influência da mídia TV, pois são suscetíveis ao efeito das propagandas que fazem alusão ao consumo de álcool, constituindo-se num fator incentivador, já que a taxa de adolescentes que abusam de bebidas alcoólicas precocemente, tem aumentado significativamente.
É fundamental que os jovens tenham uma atitude crítica diante do que lhes é apresentado, como das ideias e valores que são impostos e das verdades e mentiras veiculadas, impedindo que os tornem consumidores passivos.
No universo das propagandas, poderemos captar alguns elementos que sempre se repetem e acabam gerando a construção de uma série de modelos de comportamento social, associando o consumo da bebida ao sucesso do personagem e ao poder que lhe confere. Diante disso, deve-se levar em consideração que essa publicidade pode simular uma realidade, mascarando a complexidade dos fatos, das ideias, apresentando-se de forma simplificada, fazendo com que o telespectador seja incapaz de avaliar as ideologias subjacentes em cada ato televisivo e suas consequências.
A TV, por ser um meio de comunicação de massa, tem um papel maior nesse mercado, influenciando grande parte dos adolescentes, sendo comum verificarmos em sua programação o apelo de seus anunciantes.
Nesse contexto, é preciso que a Escola, numa gestão responsável, possa realizar um trabalho pedagógico preventivo, pois consideramos prevenção tudo aquilo que possa ser feito para impedir, evitar, reduzir ou minimizar o uso, o abuso e os prejuízos relacionados ao consumo indevido do álcool, explorando o potencial de cada mídia, possibilitando a discussão, análise e socialização das experiências.
O dia a dia na escola mostra que devemos trabalhar com nossos alunos a prevenção ao uso indevido do álcool, adaptando e criando meios para sensibilizá-los e conscientizá-los quanto a essa problemática tão presente no contexto social.
Então, a propaganda passa a ser um recurso da educação. A escola como espaço de produção de conhecimento pode assumir a função de alfabetização para a publicidade, ensinando os alunos a lerem as intenções e a ideologia que estão por trás daquilo que são induzidos a consumir. Isso propiciaria a análise dos mais diversos assuntos, em especial dos comportamentais.
Portanto, praticar essa consciência crítica nos alunos é torná-los capazes de identificar e se posicionar contra as ideologias embutidas nas propagandas.
COMO TRANSFORMAR OS RECURSOS DA MÍDIA TV EM ESTRATÉGIAS DOCENTES NA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO USO DO ÁLCOOL?
O uso do álcool em qualquer faixa etária é um problema complexo que está relacionado a fatores individuais, familiares e sociais. Grandes são os conflitos enfrentados pelos adolescentes no mundo contemporâneo, principalmente os causados pela dependência química.
Os meios de comunicação, entre eles a mídia televisiva, também exercem grande influência nessa engrenagem, ao apresentar imagens e propagandas de bebidas alcoólicas, aludindo à felicidade, à conquista, ao sucesso e prestígio, fazendo com que os jovens acreditem e assumam como verdade a ser vivida aquilo que ouvem e veem, constituindo-se num fator incentivador.
Os comerciais de TV querem vender seu produto a qualquer preço e sem se importar com as consequências que podem advir. Segundo Kellner (2001 p. 324), a publicidade está tão preocupada em vender estilos de vida e identidade socialmente desejáveis, associadas aos seus produtos, quanto em vender o próprio produto.
A TV pode ser utilizada como um recurso tecnológico a favor da educação, visto que pode ser explorada a manipulação feita pelos comerciais, capítulos de novelas e músicas, que estimulam o uso de bebidas alcoólicas. Isso possibilitaria que os alunos fizessem uma análise e reflexão sobre as artimanhas de publicidade implícitas e explícitas, assim estariam praticando um exercício para construção da autonomia, da cidadania.
Os alunos precisam ser incentivados a produzir conhecimento e não apenas a consumir conhecimento, como frequentemente acontece e muitas vezes são meros expectadores passivos de informações. A superação desse quadro exige uma longa caminhada, cujo passo inicial é uma nova compreensão da prática pedagógica diante dessa mídia que está presente na vida de todos os alunos.
Segundo Moram (1993), as mudanças qualitativas no ensino aprendizagem acontecem de fato quando conseguimos interagir, dentro de uma visão inovadora, com todas as tecnologias: as áudios visuais, as textuais, as orais, as musicais, as lúdicas e as corporais.
A televisão, por unir todas essas tecnologias, se apresenta como uma ferramenta importante no trabalho do professor, tornando o ensino aprendizagem mais dinâmico e criativo em todas as disciplinas.
Conforme Napolitano (2002, p.25):
O uso da televisão em sala de aula deve ser encarado como um projeto, de preferência coletivo, partilhando entre diversos profissionais de um estabelecimento escolar. O poder e a influência da TV só podem ser revertidos em conhecimento escolar na medida em que o uso da TV em sala de aula seja a conseqüência de um conjunto de atividades e reflexões compartilhadas.
No entanto, para o uso dessa mídia, se faz necessário um planejamento com objetivos definidos. A TV, nessa perspectiva, é vista como uma oportunidade de democratização dos conhecimentos e da cultura, alargando os horizontes e as leituras de mundo, não somente dos alunos, mas de toda a comunidade escolar.
SISTEMATIZANDO AS AÇÕES
Na prevenção ao uso indevido do álcool, podemos explorar as imagens publicitárias que fazem alusão ao uso de bebidas alcóolicas como também promover uma discussão dialogada sobre alguns temas relacionados:
O que acontece quando você bebe?
Quem são os bebedores de riscos?
Você realmente sabe o que é beber muito?
Qual é o limite para consumo abusivo?
Quais são os riscos causados pelo uso abusivo do álcool?,
Há diferença no consumo de bebidas alcoólicas entre homens e mulheres?
Quais os riscos causados pelo álcool em mulheres grávidas ou em fase de amamentação?
O excesso do álcool pode estar ligado a acidentes de trânsito e a outros tipos de violência?
Espera-se que essas questões levem os alunos a pensarem de forma consciente e crítica, contribuindo para a promoção da saúde.
Assim, a escola deve criar ações preventivas e aplicá-las, além de promover a divulgação de conhecimentos específicos a respeito do álcool, envolvendo a participação de diferentes profissionais da saúde ou de pessoas voluntárias interessadas em trabalhar no enfrentamento ao uso abusivo do álcool. Isso enriquece as ações educativas, pois todos têm alguma contribuição a dar, independente do papel social desempenhado. O saber popular se junta ao saber acadêmico e ao saber político para construir um saber comum a todos. É dever de todos valorizar a vida, capacitando grupos de agentes multiplicadores, sejam alunos, pais, professores e comunidade habilitando-os para atuarem na luta contra o uso indevido do álcool, buscando a promoção da saúde.
É relevante a busca de parcerias com alguns programas que já são realizados no contexto urbano, tais como: Programa da Saúde da Família, Programa da Saúde Bucal, dentre outros. A continuidade das atividades preventivas podem ser desenvolvidas no coletivo escolar, mediante aulas expositivas, palestras, teatros, letras de músicas, coreografias, debates e estudo de caso. Através da utilização de uma linguagem acessível, que estimule a participação dos estudantes, mostrar a importância da vida pessoal e profissional dos mesmos, no intuito de valorizar a sua dignidade, mantendo-as longe do álcool, promovendo a saúde e o bem-estar.
PORQUE É IMPORTANTE A ESCOLA CONSCIENTIZAR E PREVENIR?
A principal função da escola é a produção de conhecimento, como também de fornecer informações e educar os jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas, criando meios para sensibilizá-los e conscientizá-los quanto a esta problemática do uso indevido do álcool.
Considerando que a informação é o primeiro passo no sentido da prevenção ao uso das substâncias psicoativas, a escola assume um papel importante para que isso ocorra. Hoje, as escolas do estado do Paraná estão equipadas com recursos tecnológicos: computadores, internet, TV multimídia, DVD, etc. Esses recursos, se usados para fins pedagógicos, contribuem no processo de ensino aprendizagem.
Conforme Martinsi, o uso dos recursos das diferentes mídias pode contribuir para o indivíduo desenvolver suas compreensões sobre o mundo e sobre a cultura em que vive, além de provocar transformações na forma de perceber e apreender a realidade.
Para que isso ocorra requer um professor comprometido com a educação e em constante busca de conhecimentos acerca da tecnologia. Ele é desafiado a assumir uma postura de aprendiz ativo, crítico e criativo, de um constante pesquisador a respeito dos recursos tecnológicos para efetivas mudanças na sua prática pedagógica. Para isso, deve ter a compreensão de que não é mais a única fonte de informação e sim aquele que faz aprender, tornando-se um mediador no processo de ensino e aprendizagem a favor de uma educação de qualidade.
Assim, os educadores, tendo como base o cotidiano da escola, podem e devem criar situações pedagógicas para promover as mudanças necessárias a uma cultura de sucesso. A utilização dos recursos tecnológicos propicia essas mudanças.
Hernández (2000), afirma que:
Propostas educacionais baseadas no uso de várias mídias e recursos tecnológicos são fundamentais para ajudar o aluno a compreender a realidade, examinar os fenômenos que o rodeiam de uma maneira questionadora, contribuindo, não só diante das expectativas cotidianas, mas também diante de outros problemas e realidades.
Dessa forma, a escola, ao dispor dos recursos tecnológicos tornar-se-á um ambiente privilegiado para a prevenção primária, que consiste em informar e educar sobre os riscos do uso abusivo do álcool. Mesmo que a escola não possa eliminar os fatores de riscos alheios a sua função ou alcance, pode e deve reforçar os fatores de proteção, pois tem grande influência sobre os jovens, que passam boa parte do seu dia em contato com os educadores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes cresce dia a dia, e é um problema complexo que está relacionado a fatores individuais, familiares, sociais, pelo fato de ser socialmente aceito. Logo, grandes são os conflitos enfrentados pelos adolescentes no mundo contemporâneo, principalmente os causados pela dependência química.
Os meios de comunicação, entre eles a mídia TV, também tem uma grande parcela de responsabilidade ao apresentar propagandas de bebidas alcoólicas, vendendo uma imagem positiva ao hábito de beber, introjetando valores e criando falsas necessidades, fazendo com que os jovens acreditem naquilo que veem e ouvem , incentivando o consumo precoce, desconsiderando os malefícios causados.
Nesse contexto, a mídia televisiva, tem participação significativa na formação das pessoas, inclusive dos jovens e adolescentes que ainda não têm maturidade suficiente para desenvolver o senso crítico e questionador do que está por trás daquele conjunto de som, imagem e movimento.
Ressalta-se que a escola tem um papel fundamental na busca pela promoção da saúde, informando e conscientizando os jovens sobre os riscos e danos causados pelo uso abusivo do álcool, criando situações pedagógicas que favoreçam a prevenção.
Este estudo teve por finalidade explorar como a mídia TV, através das propagandas de bebidas alcóolicas, pode influenciar no consumo de álcool entre adolescentes, podendo servir como informação e estimular a discussão dessa problemática entre professores, pais e profissionais da área da saúde, para que se possa agir na prevenção.
REFERÊNCIAS
A TELEVISÃO POSSIBILITANDO NOVOS OLHARES NO FAZER PEDAGÓGICO. Disponível em:
http://www.monografias.brasilescola.com/pedagogia/a-televisao-possibilitando-novos-olhares-no-fazer-.htm. Acessado em 01/09/2010.
ALVES, R. A gestação do futuro. Campinas: Ed. Papirus, 1986.
BAUER, J. & ITURRUSGARAI, A. Álcool, Cigarro e Drogas. Ed. Panda Books, 2004.
BETTO, F. O vencedor. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS. Secretaria Nacional Antidrogas, Ministério da Educação; Brasília, 2008.
DE QUINCEY, T. Confissões de um comedor de ópio. Rio de Janeiro: Ed. Ediouro, 2005.
FISCHER, R.M.B. Televisão & Educação; fluir e pensar a TV. 2ª ed. Belo Horizonte: autêntica, 2003.
HUXLEY, A. Admirável Mundo Novo. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 2001.
MARTINSI, Maria Cecília. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/introdutorio/pdf/etapa2_1_situando_usoMidias_Beth.pdf. Acessado em: 01/09/2010
MINISTÉRIO DA SAÚDE
http://www.adolec.br/php/index.php
ORTIZ, E. do C. Esmeralda, por que não dancei. São Paulo: Ed. Senac/Ática, 2000.
PSICOLOGADO.COM - PORTAL DE PSICOLOGIA
http://www.psicologado.com/site/artigos/educacional/drogas-e-socializacao-o-papel-da-escola-na-prevencao-e-promocao-de-qualidade-de-vida-sem-drogas#ixzz0YQNTmrag
REVISTA CIÊNCIA HOJE NA ESCOLA. Conversando sobre Saúde com Adolescentes. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2007.
SANTOS, Aparecida Ribeiro S. Mendoza & BEBETTE, de Almeida Prado. O Alcoolismo no Universo Teen e a Informação que é veiculada nos Suplementos para Jovens. Disponível em: http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/f/f3/029_-Aparecida_e_Babbete?-_S.pdf.
UNIAD - Unidade de Pesquisa em álcool e drogas da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Os jovens começam a beber cada vez mais cedo no Brasil. Disponível em:
http://uniad.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1562:os-jovens-comecam-a-beber-cada-vez-mais-cedo-no-brasil&catid=43:uniad-videos&Itemid=97
VAI UMA CERVEJINHA AI? Disponível em:
http://www.marpan.com.br/conteudo/download.html
Obs.:
1.Trabalho de conclusão do Curso de Mídias-UFPR em 30/09/2010
2. Olá Laura, Elaine, Anágela,Débora e Lúcia
O artigo de vocês trouxe um tema de grande relevância para a escola e as famílias.Que poderá ser utilizado em suas práticas, e também em estudos futuros. A escrita do artigo foi simples, clara e direta.Grandes qualidades, pois muitos utilizam termos rebuscados e enfadonhos, deixando o leitor mais preocupado em entender as palavras que conhecer o tema.
A influência da mídia e o custo terrível para nossos jovens do alcolismo, não podem estar fora da preocupação do professor consciente.
Em termos de apresentação o artigo poderia ser melhorado, mas atingiu plenamente os objetivos propostos.
O conceito do seu artigo é SS.
Como vocês concluiram todas as atividades, dou meus parabéns pelo término do curso.
Um grande abraço!
Tutor Tirson
Nenhum comentário:
Postar um comentário